Page 19 - Estudos_D3P
P. 19
6o ESTUDO 2018
Apresentado no 22o Congresso Português de Obesidade em 2018
MANUTENÇÃO DO PESO PERDIDO:
DETERMINANTES DO SUCESSO12 MESES APÓS UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL.
INTRODUÇÃO:
O maior desafio no tratamento da Obesidade é a manutenção do peso perdido a longo prazo(1). O MÉTODO3FASES® consiste num programa para o tratamento do excesso de peso desenvolvido em Portugal, que pretende obter uma perda de peso sustentada a longo prazo. De acordo com a literatura, existe uma elevada taxa de insucesso em relação à manutenção do peso perdido(2). Por este motivo, é fulcral analisar variáveis preditoras de sucesso na manutenção do peso, de forma a maximizar e potenciar o sucesso terapêutico de uma intervenção nutricional.
OBJETIVO:
Avaliar o sucesso na manutenção do peso perdido 12 meses após uma intervenção nutricional, bem como identificar os fatores determinantes para este sucesso.
MÉTODO:
Critérios de inclusão: ter terminado o MÉTODO3FASES® em setembro ou outubro de 2016, ter uma percentagem perda de peso (%PP) total de pelo menos 5% do peso inicial e índice de massa corporal inicial ≥ 25Kg/m2.
12 meses após a conclusão do programa, os indivíduos foram contactados, através de entrevista telefónica.
246 indivíduos participaram no estudo.
Foram recolhidos dados relativamente ao peso auto-reportado, número de tentativas anteriores de perda de peso, dificuldade sentida em manter o peso perdido, nível de atividade física e realizou-se um recordatório alimentar das 24 horas anteriores.
O critério de sucesso foi definido como: manter pelo menos 5% da perda de peso inicial após 12 meses da conclusão do programa.
Análise Estatística (SPSS® versão 21.0).
RESULTADOS:
84,6% dos participantes obtiveram sucesso na manutenção do peso após os 12 meses.
0% 25% 50% 75% 100%
Gráfico 1: Distribuição dos indivíduos de acordo com o sucesso na manutenção do peso perdido (%)
84,6% Sucesso
15,4% Insucesso
19