Page 21 - Estudos_D3P
P. 21
7o ESTUDO 2018
Apresentado no 22o Congresso Português de Obesidade em 2018
PERDA DE PESO INICIAL E SUA INFLUÊNCIA NO SUCESSO TERAPÊUTICO DE UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL AOS E 12 MESES.
INTRODUÇÃO:
A evidência científica mais recente demonstra a importância da perda de peso nos primeiros meses para o sucesso terapêutico de uma intervenção nutricional a longo prazo(1,2). As guidelines para o tratamento da obesidade preconizam uma redução de 5–10% do peso, nos primeiros 6 meses, mas não especificam em que fases mais iniciais se devem avaliar as respostas dos participantes, de forma a ser possível fazer os reajustes necessários à terapêutica instituída(3).
OBJETIVOS:
Avaliar a influência da % perda de peso do mês 1 e 2 no sucesso terapêutico aos 6 e 12 meses em mulheres, com excesso de peso, que realizaram um programa de emagrecimento.
MÉTODOS:
Estudo observacional retrospetivo com 884 mulheres que realizaram um programa de emagrecimento durante 12 meses, com idade ≥ 18 anos e índice de massa corporal (IMC) ≥ 25 Kg/m2.
Intervenção nutricional: O MÉTODO3FASES® consiste num programa de emagrecimento concebido e desenvolvido em Portugal, que inclui uma dieta hipoglucidica e moderadamente hiperproteica, suplementos alimentares e consultas semanais com um Nutricionista, que aplica coaching nutricional.
Recolha de dados relativos ao peso, percentagem de perda de peso (%PP), IMC, percentagem de massa gorda (%MG) e perímetro cintura (PC (cm)) no início e semanalmente até ao término do programa.
As participantes foram agrupadas em 2 categorias de acordo com %PP perdido no 1o mês: “Gradual” < 5% e “Rápida” ≥ 5%; e no 2o mês: "Gradual” < 7% e "Rápida” ≥ 7%.
<5%
Grupo
“Perda de Peso Gradual”
<7%
Grupo
“Perda de Peso Gradual”
1o MÊS
2o MÊS
≥5%
Grupo
“Perda de Peso Rápida”
≥7%
Grupo
“Perda de Peso Rápida”
Figura 1: Categorias de acordo com % peso perdido.
Definição do critério de sucesso: obtenção de uma perda de peso ≥ 10% do peso inicial aos 6 e 12 meses. Análise Estatística (SPSS® versão 21.0).
21