Page 23 - Estudos_D3P
P. 23

8o ESTUDO 2019
Apresentado no II Congresso da Ordem dos Nutricionistas em 2019
SUCESSO NA MANUTENÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DA INGESTÃO ENERGÉTICA E NUTRICIONAL EM FUNÇÃO DA RAZÃO PERÍMETRO CINTURA/ESTATURA 12 MESES APÓS UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL
INTRODUÇÃO:
A evidência científica mais recente demonstra a importância de se obter uma perda de peso sustentada a longo prazo(1) e de se conhecer o padrão de distribuição da gordura no tratamento da obesidade(2). A razão perímetro cintura/estatura (Pc/estatura) reflete a obesidade abdominal e prediz o risco cardiovascular(2).
OBJETIVOS:
Determinar a taxa de sucesso de manutenção do peso perdido 12 meses após o término de uma intervenção nutricional direcionada para a perda de peso.
Caracterizar o risco cardiovascular dos participantes, em função do Pc/estatura. Conhecer a composição da ingestão energética e nutricional, em função do Pc/estatura.
MÉTODOS:
70 indivíduos adultos (12,9% homens e 87,1% mulheres), com excesso de peso, que completaram as 3 Fases de uma intervenção nutricional para perda de peso.
Intervenção nutricional: o MÉTODO3FASES® consiste num programa de perda de peso, concebido e desenvolvido em Portugal, que assenta numa dieta hipoglucidica e moderadamente hiperproteica, suplementos alimentares e consultas semanais com um Nutricionista que aplica estratégias de coaching nutricional.
Foi realizada a avaliação da composição corporal, semanalmente, durante a intervenção e 12 meses após o término da mesma.
FASES DE PERDA DE PESO
FASE DE MANUTENÇÃO
FASE 3
Término do M3F
Peso objetivo
    FASE 1
Início do M3F
Peso inicial
FASE 2
12 MESES
       12 meses após o término do M3F Peso atual
    Figura 1: Estrutura da intervenção nutricional
Foi definido como sucesso na manutenção quando os participantes conseguiram manter pelo menos 5% da redução do peso inicial após 12 meses(1).
Para verificar a distribuição energética e nutricional, analisou-se o contributo percentual energético e em macronutrientes, através de um único questionário das 24h anteriores referente a um dia útil, 12 meses após a intervenção nutricional.
Foi avaliado o risco cardiovascular em função do cálculo do Pc/estatura, considerando-se risco com valores ≥ 0,5(2). Análise Estatística (SPSS® versão 21.0).
23







































































   21   22   23   24   25