Page 8 - Estudos_D3P
P. 8

                                             8
FASE 1
Tem uma duração média de 3 semanas, dependendo do excesso ponderal do indivíduo, bem como da adesão ao tratamento. Com a redução do aporte glucídi- co pretende-se diminuir a secreção da insulina pós-prandial e glicémia plasmáti- ca, mecanismos envolvidos na redução da sensação de fome, especialmente em indivíduos com algum grau de resistência à insulina e estimular as vias de cata- bolismo para promover a diminuição da gordura corporal(9,10).
FASE 2
Nesta Fase aumenta-se o aporte glucídico para cerca de 60g por dia e reduz-se o aporte proteico para 1,4-1,8g/Kg peso corporal por dia. Tem como objetivos conti- nuar a redução do peso e massa gorda, introduzir de forma progressiva novos alimentos, com maior carga glicémica, promover novos hábitos alimentares e uma mudança comportamental sustentável, preparando os clientes para a fase de manutenção e gestão do peso. A Fase 2 tem uma duração variável, uma vez que depende do excesso ponderal e da adesão à terapêutica instituída. Quando os indivíduos atingem o peso objetivo iniciam a Fase 3 do Método.
FASE 3
Enquanto na Fase 1 e Fase 2 o acompanhamento em consulta é semanal, na Fase 3 a frequência das consultas é individualizada, tornando-se mais espaçada com a evolução positiva do processo terapêutico e implementação de hábitos alimenta- res salutares. Esta tem uma duração variável, idealmente com o follow up de 1 ano, de acordo com as guidelines internacionais para a manutenção do peso(2). Esta Fase tem como principais metas manter e gerir o peso, através de uma alimentação saudável, variada e equilibrada, aumentar a literacia nutricional e melhorar a capacidade de autocontrolo e autorregulação.




























































































   6   7   8   9   10