Page 27 - Estudos_D3P
P. 27
10o ESTUDO 2019
Apresentado no XVIII Congresso de Nutrição e Alimentação em 2019
FATORES DETERMINANTES PARA UMA
PERDA DE PESO CLINICAMENTE SIGNIFICATIVA APÓS UMA INTERVENÇÃO NUTRICIONAL
DE 12 MESES
INTRODUÇÃO:
A evidência científica mais recente demonstra a importância de uma percentagem de perda de peso (%PP) clinicamente significativa (1) e de se conhecer o padrão de distribuição da gordura no tratamento do excesso de peso(2). Como diferentes programas de emagrecimento verificaram uma grande variabilidade de respostas na redução ponderal, devido a características individuais, torna-se importante conhecer as variáveis associadas a uma perda de peso bem-sucedida(3).
OBJETIVOS:
Identificar os fatores determinantes para uma %PP clinicamente significativa e caracterizar o risco cardiovascular, em mulheres com excesso de peso, após uma intervenção nutricional de 12 meses.
MÉTODOS:
Estudo observacional retrospetivo com 884 mulheres que realizaram um programa de emagrecimento durante 12 meses, com idade ≥ 18 anos e índice de massa corporal (IMC) ≥ 25 Kg/m2.
Intervenção nutricional: o MÉTODO3FASES® consiste num programa de perda de peso, concebido e desenvolvido em Portugal, que assenta numa dieta hipoglucídica e moderadamente hiperproteica, suplementos alimentares e consultas semanais com um Nutricionista que aplica estratégias de coaching nutricional (Figura 1).
FASES DE PERDA DE PESO
FASE 1 FASE 2
Início
FASE DE MANUTENÇÃO
FASE 3
12 Meses
Figura 1: Esquema da intervenção nutricional
Recolheram-se dados relativos à composição corporal semanalmente até ao término do programa.
Definiu-se como critério de sucesso a obtenção de uma %PP clinicamente significativa ≥10% aos 12 meses.
Foi avaliado o risco cardiovascular em função do cálculo do Pc/estatura, considerando-se risco com valores ≥ 0,5(2).
Recorreu-se à regressão logística binária para verificar as variáveis que poderiam ser utilizadas como fatores associados ao critério de sucesso.
Análise estatística (SPSS® versão 21.0)
27