Provavelmente é daquelas pessoas que anseia a chegada desta época do ano. Montar a árvore de Natal, passear nas ruas cheias de luzes, a azáfama das compras e acima de tudo desfrutar do tempo em família. Mas, se está a cumprir um plano alimentar com algumas restrições, esta altura do ano talvez o deixe assustado e apreensivo.
Em tempo de Natal e de convívios familiares há sempre comida envolvida: pratos apetecíveis, sobremesas deliciosas, chocolates e bombons e ainda algum álcool à mistura.
Não deixe que isto seja um problema nem motivo de ansiedade para si. Descomplique! Pensar no Natal e Ano Novo como um entrave à sua dieta e aos seus resultados não vai permitir que usufrua em pleno destes dias de festa.
Assuma os dias de festa como isso mesmo (mas só nesses dias!)
O Natal acontece apenas uma vez por ano, assim como a passagem de ano/Ano Novo. É importante que viva estes dias de forma tranquila, usufruindo de tudo de bom que estas datas nos proporcionam. Mas lembre-se, o Natal é apenas um dia, Ano Novo também. Não estenda os excessos alimentares por mais dias para além dos de festa. Não fique com sobras ou opte por congelar para outras ocasiões.
Modere expectativas
Criar na sua mente metas não exequíveis e pouco realistas não vai ajudar. Pense que, nesta altura do ano, a manutenção do peso é ótima. Não seja demasiado exigente consigo próprio. Vá mantendo algumas regras e equilíbrio e tudo corre bem. Passando as festas, volta a focar-se no seu objetivo.
Não exagere
Mesmo havendo espaço para todos os pratos que a época impõe é importante que seja moderado. Pode sempre provar de tudo, em quantidades pequenas. Não seja guloso! Opte pelos pratos que mais gosta. Se quiser provar vários, sirva-se apenas uma vez e coloque todos, em menor quantidade, no prato. Pode optar por um prato menor para conseguir controlar melhor a quantidade. E não se esqueça que não deve repetir!
Ajuste e volte à rotina
Mesmo não exagerando nas quantidades, provavelmente irá consumir mais calorias do que no seu dia-a-dia habitual. E está tudo bem! No entanto, se fizermos alterações nos dias seguintes aos excessos, vamos conseguir de forma mais eficaz manter o peso. Faça exercício, volte ao seu plano alimentar com o devido rigor, beba bastante água e, se for o caso, tome os seus suplementos alimentares corretamente. Vai ver que vale a pena quando subir para a balança.
Divirta-se! E Feliz Natal!