Com a chegada da Páscoa, é comum sentir-se mais tentado a sabotar a dieta e a ter dificuldade em resistir aos ovos de chocolate, às amêndoas, ao folar da Páscoa e a outras iguarias típicas da época. Para evitar excessos, pode ser útil planear com antecedência, fazer escolhas conscientes, moderar as porções e manter a prática de atividade física. Além disso, é importante lembrar que pequenas indulgências ocasionais fazem parte de uma alimentação equilibrada.

Deixamos-lhe algumas sugestões que podem fazer toda a diferença.

Planeie as refeições da Páscoa

Planeie um menu saudável e equilibrado para a semana de Páscoa. Dessa forma, conseguirá antecipar as suas escolhas e controla melhor as calorias ingeridas.

Ao reservar as iguarias festivas para o domingo de Páscoa e fazer escolhas conscientes ao longo da semana, é possível desfrutar das delícias típicas da época sem exceder nas calorias.

Faça escolhas inteligentes

Para um menu saudável e equilibrado na semana de Páscoa, é aconselhável dar primazia à sopa de hortícolas no início da refeição, pois confere-lhe saciedade, fornece vitaminas e minerais, e contribui para reduzir o consumo inicial de outros aperitivos mais calóricos. Na falta de sopa, uma salada de folhas verdes também é uma excelente opção, pois é leve e nutritiva.

Aposte em trocas saudáveis

Reinvente as suas receitas de Páscoa para lhes dar um toque mais saudável. Pode fazer pequenas adaptações em algumas receitas e substituir ingredientes menos saudáveis por opções mais nutritivas, e conseguir assim uma redução no valor calórico.

Prefira chocolate com um bom teor de cacau

Dê preferência a chocolate negro, com maior teor de cacau, idealmente com 70% de cacau e de preferência sem adição de açúcar. Assim satisfaz o desejo de comer chocolate e beneficia do maior aporte de antioxidantes proveniente do cacau.

Seja seletivo com as amêndoas

As amêndoas ao natural têm uma composição nutricional bastante interessante, contêm fibra, magnésio, vitamina E e gorduras monoinsaturadas uteis na proteção de doenças cardiovasculares. Por isso, privilegie amêndoas de boa qualidade, sem adição de sal ou açúcar.

Divida e reparti-lhe

Partilhar as iguarias da Páscoa com a familiares e os amigos pode ser uma forma de satisfazer o desejo sem exagerar nas quantidades e nas calorias.

Mexa-se mais

Não ceda à tentação de passar estes dias sentado no sofá. Aproveite o clima ameno para fazer uma caminhada ao livre. Vai ver que lhe vai saber bem, e o seu corpo vai agradecer! Também pode optar por atividades em família. Uma caça aos ovos é uma forma divertida de manter as crianças entretidas. Em vez ovos de chocolate, pode colocar ovos decorados pelas crianças, ou recheados com uma mensagem motivacional.

 

Com a ajuda do seu nutricionista e um plano orientado, é possível festejar a Páscoa sem comprometer a sua saúde. A equipa da Dieta Biotrês® deseja-lhe uma Páscoa Feliz!