Provavelmente já ouviu falar ou até já viu à venda alimentos substitutos de refeição. Sabe o que realmente são? Faz sentido incluí-los na sua alimentação? Vamos esclarecer tudo!
Um substituto de refeição é um produto alimentar de venda livre disponível comercialmente em líquido, em pó ou em barra, com controlo da composição nutricional, fortificado ou não com minerais e vitaminas, destinado a substituir refeições. Habitualmente são utilizados em dietas com restrição calórica.
Os substitutos de refeições representam tanto uma estratégia de mudança alimentar como de modificação de comportamento e são populares entre as pessoas que tentam perder peso. No âmbito do emagrecimento, os substitutos de refeição permitem um maior controlo quer das calorias ingeridas, quer da própria composição nutricional (macronutrientes) do produto que estão a consumir. Evidência científica mostra que a utilização de substitutos de refeição é uma estratégia válida tanto no tratamento do excesso de peso e obesidade como na manutenção do peso perdido a longo prazo.
Faz sentido usar substitutos de refeição em todas as refeições? Não. Um dos princípios da alimentação saudável é a variedade. Só variando as opções alimentares iremos conseguir dar resposta a todas as necessidades no que a vitaminas e minerais diz respeito. Contudo, com o devido equilíbrio, podemos usar estas opções regularmente de forma a potenciar resultados da dieta de emagrecimento ou para gestão do peso.