Com a chegada do verão surge a vontade de descontrair, aproveitar uma ida à piscina, comer gelados e ir para uma esplanada. Correto?
Contudo, é também nos dias mais quentes que a maioria das pessoas se sente mais pesada, quer seja pela conhecida “moleza” (causada por uma dilatação dos vasos sanguíneos, que contribui para uma queda de pressão arterial), pela retenção de líquidos ou inchaço. Por esta razão, nestes dias, é normal que também se sinta mais preguiçoso e com menos vontade de fazer coisas.
Fique a conhecer 5 truques para se sentir leve, mesmo quando o termómetro começa a subir:
-
Beba mais água
A hidratação é ainda mais importante no verão. É nesta altura que transpiramos mais, pelo que surge uma maior necessidade de repor os níveis corporais de água.
Recomendamos que beba no mínimo 1,5L a 2L de água por dia. Pode também optar por águas aromatizadas feitas em casa ou chás e tisanas que, quando arrefecidos, podem ser colocados no frigorífico e servidos com cubos de gelo para refrescar.
-
Faça boas escolhas alimentares
É sempre bom relembrar a importância da ingestão de frutas, verduras e legumes, porque são alimentos com uma maior percentagem de água, baixo valor calórico e alto teor de vitaminas e minerais. Assim, dê preferência a hortofrutícolas e consuma menos alimentos ricos em gordura e/ou açúcar, uma vez que são pouco saudáveis e potenciam ainda mais o estado de ”preguiça”. Carnes vermelhas, queijos e molhos, também devem ser evitados, uma vez que dificultam a digestão.
-
Pratique exercício físico nas horas de menor calor
A vontade de exercitar até pode ser menor devido ao calor, mas a prática deste deve ser consistente.
O exercício físico, além de ser fundamental para a manutenção da saúde, é também importante para nos deixar com boa-disposição, uma vez que promove a libertação de endorfinas, também conhecidas como hormonas da felicidade.
Contudo, é aconselhado praticar exercício físico nas horas de menor calor, logo pela manhã ou ao fim do dia.
-
Use protetor solar
Os raios solares são muito benéficos para o nosso organismo, já que ajudam na produção de vitamina D e conseguem deixar-nos mais bem-humorados. No entanto, a exposição prolongada ao sol também tem consequência graves, tais como escaldões, manchas, envelhecimento precoce e até pode contribuir para o aparecimento de cancro da pele.
Para evitar estes efeitos negativos, aplique, na cara e em todo o corpo, protetor solar com fator 30 ou 50, dependendo da sua sensibilidade ao sol, e vá aplicando a cada duas horas, após entrar na água ou se transpirar muito.
Não se esqueça também de usar boné ou chapéu para proteger o couro cabeludo e evite expor-se ao sol das 11h às 16h.
-
Utilize vestuário apropriado
Uma vez que nos dias de maior calor se transpira mais, deve dar preferência a tecidos que deixem a pele respirar, como é o caso do algodão, linho e cetim. Já as roupas de tecido sintético retêm o suor e podem ficar com mau cheiro.
Procure evitar o uso de roupas justas, uma vez que podem comprometer a circulação sanguínea, podendo até facilitar o aparecimento de celulite.
Por isso, já sabe: aproveite da melhor forma os dias maiores e de sol, mas sempre de forma consciente. Vai ver que o seu corpo agradece.