Já todos ouvimos dizer que “rir é o melhor remédio”. E se lhe dissermos que rir pode realmente ajudar na sua Dieta e potenciar os resultados?
Um estudo realizado pela Universidade de Vanderbilt, no Texas, demonstrou que entre 10 a 15 minutos de gargalhadas por dia podem queimar até 40 calorias. Continue a ler o nosso artigo e descubra os benefícios de levar a vida a sorrir.
Liberta endorfina
Quando rimos, o nosso cérebro aumenta a produção e a libertação de endorfina, uma hormona natural, responsável por atuar no humor e emoções, como o amor, prazer e felicidade. Assim, a área de prazer que é estimulada durante a gargalhada é a mesma que é acionada quando comemos chocolate.
Porque não soltarmos então uma valente gargalhada quando temos vontade de comer um doce?
Ativa a circulação sanguínea
Quando rimos, o nosso ritmo cardíaco aumenta e os batimentos podem atingir até 120 pulsações por minuto, contrastando com as 70 pulsações por minuto correspondentes ao estado de repouso. Quando a pulsação aumenta, o sangue é bombeado mais intensamente para o organismo, o que aumenta a oxigenação das células, tecidos e órgãos.
Reduz o stress e fortalece o sistema imunitário
Ao soltar uma gargalhada, os níveis de cortisol e adrenalina, hormonas relacionadas com o stress, baixam, fazendo com que o cérebro produza endorfina e o corpo crie mais células do sistema imunitário, que combatem infeções e doenças..
Melhora o humor e a autoestima
Sorrir melhora o humor, uma vez que as endorfinas ajudam a ultrapassar a tristeza e os momentos em que nos sentimos mais em baixo. Portanto, ria muito e sinta-se bem consigo próprio!
Sorrir inspira comportamentos positivos e a forma como encaramos cada situação é fundamental para determinar como nos sentimos.
Sorrir e rir são bons para a saúde, para o humor e pode até ajudar-nos na relação com os outros. Rir é grátis, por isso, aproveite!