Nas últimas décadas, uma das recomendações nutricionais que se tem vindo a tornar mais comum é a de que devemos comer cinco a sete porções de frutas e verduras por dia. Aliás, quando alguém tenciona iniciar um estilo de vida mais saudável e consequentemente, assumir hábitos alimentares saudáveis e regulares, é comum pensar-se logo em acrescentar mais frutas e vegetais à dieta. Contudo, é importante ter consciência de que as cinco e sete porções recomendadas pressupõem uma alternância entre fruta e verdura, e não apenas fruta.
Caso esteja a tentar emagrecer e já iniciou um plano alimentar mais saudável ao cortar no consumo de refrigerantes, açúcares, guloseimas, alimentos ultras processados e ainda assim, não conseguiu perder peso, considere a possibilidade de verificar o seu consumo de fruta.
O açúcar natural da fruta
As frutas estão repletas de vitaminas, minerais e antioxidantes que o nosso corpo necessita, e comer fruta é uma excelente forma de obter esses nutrientes. Mas atenção, a fruta também contém uma quantidade substancial de açúcar. Sim, açúcar! Uma forma natural de açúcar chamado frutose.
Apesar de ser uma alternativa mais saudável do que outras sobremesas doces e alimentos processados, se a fruta marcar presença em todas as refeições e lanches, pode estar a ingerir demasiados hidratos de carbono. Sim, porque eles também fazem parte da composição nutricional deste tipo de alimento. Quando comemos hidratos de carbono, o nosso nível de açúcar no sangue aumenta, levando o corpo a libertar insulina para baixar o açúcar no sangue, o que contribui para a entrada do açúcar nas células e armazenamento de gordura.
Comparando a quantidade de açúcar presente na fruta
Saiba que uma banana contém em média 21g de hidratos de carbono, dos quais 19,3g são açúcares. No que respeita ao teor de hidratos de carbono, isso equivale a 4 fatias de pão “shape” ou “sporty” (1 fatia contém 5g de hidratos de carbono). Adicionalmente, considerando que essa mesma banana contém mais hidratos de carbono do que 1 Dieta Biotrês Barra Duplo Chocolate (13,8g de hidratos de carbono, dos quais 5,2 g açúcar), passa a ver as coisas de uma perspetiva diferente.
Mesmo uma fruta menos açucarada como a maçã contém em média 16,1g de açúcar. Ora um pacote de açúcar que se usa habitualmente para adoçar o café contém 5g de açúcar, ou seja, a maçã contém o equivalente a 3 pacotes de açúcar.
Comer a fruta isolada ou acompanhada?
Também importa a forma como comemos a fruta. Se esta for ingerida de forma isolada, a absorção do seu açúcar é feita mais rapidamente do que se a acompanharmos com seis amêndoas, três nozes, um triângulo de queijo magro (por ex.: vaca que ri light), uma fatia de presunto ou uma taça de Dieta Biotrês gelatina light. Este efeito é importante, porque reduzir a velocidade de absorção do açúcar vai favorecer a saciedade.
Já o sumo de fruta pode ser mais problemático, pois no sumo usam-se várias peças de fruta, às quais se retira grande parte da fibra, e o que resta é um sumo açucarado que oferece menos nutrientes e saciedade. Já experimentou consultar o rótulo de um sumo de fruta, para ver a quantidade de açúcar que contém?
Quais as variedades de fruta mais açucaradas?
Algumas frutas contêm um maior teor de açúcar que outras, pelo que deve ter mais atenção com a variedade selecionada e também com a quantidade.
Frutas como mangas, bananas, uvas e figos têm maior quantidade de açúcar, logo não serão as melhores aliadas na perda de peso. Abacate, morangos, framboesas, amoras, pera ou maçãs têm menor quantidade de açúcar e como tal serão opções a privilegiar.
Os melhores aliados
A fruta é um bom aliado na perda de peso, mas as verduras são ainda melhores aliados. Visto que a fruta contém maior quantidade de açúcar do que verduras e outras fontes de alimentos, coma-a com bom senso. Se quer perder peso de forma bem-sucedida, aumente o consumo de verduras, por forma a obter vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes sem o açúcar proveniente da fruta. Para que as verduras tenham presença habitual nas suas refeições, por prazer e não por obrigação, espreite as receitas no site da Dieta Biotrês, onde vai encontrar opções saborosas adequadas a cada momento do dia.