A mulher, enquanto ser humano, apresenta bastantes particularidades que a tornam única. Distinguem-se dos homens no que respeita ao sistema reprodutivo, hormonas, composição corporal, metabolismo, entre outros. Daí a necessidade de a mulher ser vista como ser individual no que à alimentação e gestão de peso diz respeito.
O ciclo de vida da mulher é constituído por etapas que implicam alterações hormonais evidentes como é o caso da primeira menstruação, gravidez, amamentação e menopausa. A nível hormonal a vida da mulher é um rebuliço! Estas alterações podem trazer algumas consequências associadas como acne, dores menstruais, falta de líbido, dificuldade em engravidar, perturbações do sono, excesso de peso e acumulação de gordura abdominal.
A Dieta Biotrês® explica-lhe, de forma simples, o que acontece a nível hormonal, em algumas etapas, e a sua influência no peso.
Menstruação
A menarca (primeira menstruação) marca o início da fertilidade da mulher. A partir desse momento e mensalmente, irá acontecer o ciclo menstrual que se inicia com o aparecimento da menstruação. Nesta fase do ciclo ocorre uma diminuição da produção de estrogénios e aumento da progesterona que conduzem a sintomas como retenção de líquidos, irritabilidade e desejo por doces.
É natural que nesta altura do mês haja oscilação de peso, justificada não só pela retenção de líquidos, mas também pela maior ingestão de alimentos de conforto, durante, mas também antes do aparecimento da menstruação, na chamada TPM (tensão pré-menstrual).
Gravidez
Durante a gravidez o aumento de peso é obviamente expectável. Este ganho de peso reflete o peso do feto, mas também o peso relacionado com o líquido amniótico, aumento das reservas de gordura, aumento do volume de sangue, retenção de líquidos entre outros. Embora esperado, o aumento de peso na gravidez deve ser controlado. O ideal será aumentar, em média, entre 11-16kg. Este aumento varia de acordo com a classificação do peso antes da gravidez de cada mulher. Quanto maior for o índice de massa corporal da mulher antes de engravidar, menor deverá ser o aumento de peso durante a gestação:
- Mulheres com baixo peso → ganho de peso gestacional desejado entre 12,5 e 18, kg
- Mulheres com peso normal → ganho de peso gestacional desejado entre 11,5 e 16kg
- Mulheres com excesso de peso → ganho de peso gestacional desejado entre 7e 11,5 kg
- Mulheres com obesidade → ganho de peso gestacional desejado entre 5 e 9kg
O maior aumento de peso acontece habitualmente no 2º e 3º trimestre de gravidez. A mulher grávida deve manter cuidados alimentares durante esta fase, evitar o pensamento mítico de que deve “comer por dois” de forma a controlar o peso e não aumentar mais do que o desejado. O aumento de peso excessivo durante a gravidez pode trazer consequências como:
- Menor probabilidade de conseguir ter um parto natural;
- Maior risco de hipertensão arterial, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional;
- Maior dificuldade em voltar ao peso pré-gestacional após o parto;
- Maior risco de obesidade para o bebé.
Menopausa
A menopausa determina o término da fertilidade da mulher. O ciclo menstrual deixa de acontecer e a mulher deixa de menstruar. A nível hormonal, os ovários deixam de produzir estrogénios e progesterona. Estas alterações podem conduzir a excesso de peso, acumulação de gordura abdominal, distúrbios do sono, osteoporose, entre outros.
Qualquer uma das fases do ciclo de vida da mulher apresenta desafios na gestão do peso, que refletem as alterações hormonais que ocorrem. É importante conhecer-se enquanto mulher para aprender a gerir estas alterações e manter-se saudável em todas as áreas da saúde.
Na nutrição especificamente, é importante, em qualquer uma das etapas, que seja acompanhado por um nutricionista, para adaptar a sua alimentação reduzindo o impacto das alterações hormonais no seu peso e na saúde de forma geral.
Ser mulher é ser especial! Cuide de si!
Marque a sua consulta aqui: https://www.dietabiotres.pt/onde-estamos/