Ter uma alimentação equilibrada e saudável é fulcral para o nosso bem-estar. A nutrição é um tema repleto de controvérsias e todos os dias são publicadas imensas notícias sobre alimentação. No entanto, no meio de tanta informação surgem, por vezes, dúvidas e até alguns mitos que confundem a opinião pública.
A DIETA BIOTRÊS® reuniu 5 mitos sobre alimentação saudável, para que saiba fazer escolhas conscientes.
1.O leite é um alimento pró-inflamatório
Mito. Tem vindo a ser disseminada a ideia de que o leite e os seus derivados causam inflamação no corpo, mas isso não é verdade para a maioria das pessoas. Estudos mostram que o consumo de laticínios é seguro e uma fonte de nutrientes essenciais. No entanto, para pessoas com alergia à proteína do leite ou intolerância à lactose, evitar laticínios pode trazer benefícios.
2.O glúten é prejudicial para o organismo
Mito. O glúten é uma proteína presente em diversos cereais, tais como: o trigo, a cevada e o centeio. Pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, devem evitá-lo. Contudo, para a maioria das pessoas, não existe necessidade de eliminar esta proteína da dieta, e fazê-lo sem necessidade não vai acrescentar benefícios à saúde e bem-estar.
3.Comer ovos é prejudicial para a saúde cardiovascular
Mito. Os ovos já chegaram a ser apontados com prejudiciais para a saúde cardiovascular por causa do elevado teor de colesterol, todavia estudos mais recentes mostram que o consumo moderado de ovos não está diretamente ligado ao aumento do chamado “mau” colesterol (LDL) na maioria das pessoas. Além disso, os ovos são ricos em nutrientes essenciais como proteínas, vitaminas e colina.
4.A comida vegetariana é mais saudável
Mito. Embora a alimentação de base vegetariana possa ser muito saudável, não é necessariamente melhor do que outras dietas. Como em várias áreas da nutrição, o impacto positivo ou negativo na saúde vai depender das escolhas alimentares, tipo de alimentos, confeção, tamanho das porções, etc. Uma dieta vegetariana se for rica em alimentos ultraprocessados, como fritos e salgadinhos, pode ser tão prejudicial como uma dieta omnívora desequilibrada. O ideal é praticar uma alimentação equilibrada e privilegiar alimentos integrais, frescos e variados.
5.Os refrigerantes light ou 0% açúcares podem ser bebidos à vontade
Mito. Os refrigerantes light ou zero açúcares contém menos calorias, e o sabor doce é conseguido com recurso a adoçantes artificiais de baixo valor calórico, em vez de terem açúcares adicionados. Porém, isso não significa que podem ser consumidos indiscriminadamente. O consumo excessivo de adoçantes pode estar associado a alterações no microbioma intestinal e a um aumento no apetite por doces. Portanto, apesar de serem uma opção com menos calorias do que os refrigerantes tradicionais, devem ser consumidos com moderação. A bebida de eleição deve ser sempre a água.
Para desmistificar preconceitos e mitos sobre alimentação, procure fontes de informação confiáveis e aconselhe-se com um nutricionista inscrito na ordem dos nutricionistas. Compreender melhor o que é mito e o que é verdade na alimentação pode ajudá-lo a fazer escolhas informadas e a manter um estilo de vida mais saudável.