mitos da dieta

Todos os dias são publicadas milhares de notícias sobre nutrição, novas tendências de alimentação e dietas da moda e, no meio de tanta informação, pode ser difícil “separar o trigo do joio”. Nos meios de comunicação são veiculadas informações válidas, mas também notícias sensacionalistas e, por vezes, “desinformação” que faz perpetuar mitos sobre o emagrecimento e, neste contexto, a dieta low carb (com baixo teor de hidratos de carbono) não são exceção.

Por isso, a DIETA DIETA BIOTRÊS® vai ajudar a esclarecer todos os mitos das dietas low carb:

Comer proteína faz mal aos rins?

Há quem acredite que ingerir proteína é prejudicial para o funcionamento renal. Contudo, essa crença é infundada, pois o consumo deste macronutriente, num indivíduo saudável e ativo, é perfeitamente seguro em quantidades de ingestão diária entre os 1,2 g e 2 g por quilograma de peso corporal.  É importante também salientar que a proteína tem um papel fundamental na reparação e na construção da massa muscular. Por isso, se não tem uma patologia renal prévia nem sofre de nenhum problema de saúde que o impeça de ingerir proteína, não existe motivo para ter receio do seu consumo. A DIETA BIOTRÊS® usa uma abordagem low carb e moderadamente hiperproteica, dado que esta é uma estratégia segura para emagrecer e otimizar a composição corporal.

Dieta low carb significa consumir zero hidratos de carbono?

Numa dieta low carb, existe uma redução evidente do consumo de hidratos de carbono, contudo é importante frisar que este macronutriente não é completamente abolido da dieta. Aliás, à exceção da carne, peixe e ovos, praticamente todos os outros alimentos têm hidratos de carbono na sua composição, pelo que não seria viável uma dieta completamente isenta destes. No caso da DIETA BIOTRÊS®, que está dividida em 3 fases, mesmo na Fase 1, que é a fase mais restritiva da dieta, são incluídos alguns hidratos de carbono no plano alimentar, provenientes, por exemplo, do pão integral ou dos flocos de aveia integral. A quantidade de hidratos de carbono aconselhada vai variando ao longo da dieta, de acordo com a fase em que estiver, e é sempre feita uma adaptação progressiva do consumo deste nutriente em função da sua tolerância individual, para permitir um emagrecimento eficaz.

Comer gorduras faz mal ao coração?

Em primeiro lugar, importa salientar que as gorduras não são todas iguais, sendo que existem gorduras de boa qualidade e que devem ser parte integrante da alimentação. Efetivamente, o consumo de alimentos com elevado teor de gordura, tais como peixe gordo, frutos oleaginosos e sementes oferecem benefícios do ponto de vista cardiovascular.  Como tal, se está a seguir uma dieta low carb, no que respeita ao consumo de gorduras, deve preferir gorduras mais saudáveis, ou seja, poli ou monoinsaturadas, em vez de gorduras saturadas. Por último, diversos estudos publicados sobre dietas low carb têm demonstrado melhorias, não só no emagrecimento, como também em importantes fatores de risco para doenças cardíacas, como a pressão arterial, os níveis de colesterol ou triglicéridos.

Resumindo:

Existem muitos mitos associados à dieta com baixo teor de hidratos de carbono que não passam de mitos. As dietas low carb têm benefícios evidentes no emagrecimento e são uma opção segura para ajudar indivíduos com excesso de peso e obesidade a melhorar a sua saúde. No entanto, este tipo de dieta não é indicado em determinadas fases da vida, tais como, infância, adolescência, gravidez e lactação, ou no caso de patologias específicas.

Se quer emagrecer, mas não sabe se a dieta low carb é adequada para si, marque uma avaliação nutricional gratuita num ponto de consulta DIETA BIOTRÊS®.