balanço-energetico-negativo

Quer emagrecer de modo saudável, mas não sabe por onde começar? Saiba que o segredo para uma perda de peso bem-sucedida chama-se balanço energético negativo.

A Dieta Biotrês® explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre esta prática essencial para quem procura ver os quilos na balança a descer.

O que são calorias?

Caloria ou quilocaloria é a unidade usada para medir a energia dos alimentos. Uma caloria é definida como a quantidade de calor necessária para aumentar a temperatura de um litro de água em um grau Celsius. Ou seja, as calorias são uma forma medir a quantidade de energia que conseguimos obter de um alimento ou bebida.

O que é o balanço energético negativo?

O balanço energético negativo acontece quando ingere menos calorias do que seu corpo necessita para manter o peso. Na prática as calorias gastas na atividade física e a taxa metabólica basal (calorias que gasta em repouso) têm que ser superiores às ingeridas através da alimentação.

Importa salientar que a taxa metabólica basal é responsável por grande parte das calorias despendidas ao longo do dia, cerca de 60-70%. E são muitas as variáveis que influenciam a taxa metabólica basal, tais como: sexo, idade, peso, altura, quantidade de massa muscular, etc.

Qual a importância do balanço energético negativo?

A matemática por trás do emagrecimento é simples: para perder peso com eficácia, tem que existir um balanço energético negativo, de modo a educar o organismo a recorrer às reservas de gordura para produzir energia. Dentro deste balanço energético negativo, o plano alimentar pode ser adaptado às suas preferências e necessidades individuais.

Contudo tenha em atenção que, do ponto de vista da saúde, apesar das calorias terem a sua importância, deve focar-se também na qualidade nutricional dos alimentos. Isto é, ingerir 200 calorias de um refrigerante açucarado (calorias vazias provenientes de açúcar), tem um impacto nutricional diferente de obtê-las de um iogurte natural, com morangos e sementes de chia (calorias associadas a nutrientes essenciais).

Dicas para ser bem-sucedido no emagrecimento com balanço energético negativo

  1. Beba bastante água, por vezes confundimos a sensação de fome com sede. Uma hidratação adequada é fundamental para a saciedade, na homeostase celular, ajuda no transporte de nutrientes às células e ainda favorece a remoção de resíduos no processo de catabolismo.
  2. Inclua hortofrutícolas de modo regular. A riqueza nutricional destes alimentos é fundamental no aporte de fibras, vitaminas e minerais essenciais. Gorduras saudáveis e hidratos de carbono complexos também devem ser contemplados no âmbito de uma alimentação saudável.
  3. Procure garantir um aporte proteico adequado durante o balanço energético negativo, para a promover a perda de gordura e preservação de massa muscular. Isso é muito importante num emagrecimento saudável, dado que a massa muscular é fundamental na manutenção do metabolismo basal.
  4. Pode precisar de tomar um multivitamínico. Quando faz uma restrição energética mais evidente com o objetivo de emagrecer pode ser mais difícil suprir as doses diárias recomendadas de vitaminas e minerais. Usar um multivitamínico contribui para evitar carências nutricionais, para que se sinta com mais equilíbrio e vitalidade.
  5. Mantenha um estilo de vida ativo. Para além de ajustar o seu plano alimentar, aumentar o dispêndio energético através da prática de atividade física ajuda a aumentar o balanço energético negativo e a preservar a massa muscular.

Em suma, o balanço energético negativo é a pedra basilar do emagrecimento. Ao criar um balanço energético negativo combinando uma alimentação saudável e atividade física regular, é possível alcançar o seu peso objetivo. Aconselhe-se com um profissional de saúde antes de fazer alterações significativas na sua alimentação. Para obter informações mais personalizadas marque uma consulta com um nutricionista Dieta Biotrês®.