Sente que está a dar o seu melhor para emagrecer, mas que os números da balança teimam em não baixar? Não sabe o que pode estar a distanciá-lo do seu peso objetivo? A Dieta BIOTRÊS® dá-lhe a conhecer 6 erros comuns que deve evitar se pretende emagrecer.
Improvisar no momento
Não planear uma ementa semanal é um dos motivos que leva à compra de refeições pré-feitas no hipermercado ou a encomendar comida, mas essas nem sempre são as melhores escolhas. Efetivamente, é mais fácil sabotar a dieta e ceder a snacks ou a pratos menos saudáveis se não planear as suas refeições da semana. Planear as refeições pode ajudá-lo a ganhar mais controlo sobre aquilo que come, que tipo de ingredientes utiliza, o método de confeção e também no tamanho das porções. Por isso, reserve uns minutos na sua agenda para planear a sua lista de compras e as respetivas refeições principais e snacks. Desta forma, vai poupar dinheiro, ganhar saúde, e ainda evita o stresse de ter que improvisar refeições no último momento.
Fazer compras sem ler os rótulos dos alimentos
Se quando vai às compras, não lê os rótulos dos produtos alimentares, corre o risco de fazer escolhas alimentares menos saudáveis, acabando por trazer alimentos com excesso de açúcar, gordura e sal. Analisar o rótulo de alimentos não tem que ser uma dor de cabeça – basta ler a lista de ingredientes e a tabela nutricional com atenção para conseguir fazer escolhas mais saudáveis. Na lista de ingredientes tenha em consideração que os primeiros ingredientes são os que estão em maior quantidade. E na tabela nutricional, certifique-se que verifica não apenas as calorias, mas também a quantidade de açúcar, gordura — especialmente a saturada — e o sal ou sódio, de modo a minimizar a ingestão dos mesmos. Veja mais informação no descodificador de rótulos do programa de alimentação saudável da Direção Geral da Saúde.
Menosprezar os erros alimentares do fim de semana
Durante a semana, segue a dieta à risca, mas no fim de semana perde este foco e determinação pois apetece-lhe descontrair e tirar uma folga da dieta. Compreenda porque esta situação não é a ideal com o seguinte cenário:
A “Maria” necessita de 1800 kcal para manter o peso e segue uma dieta de 1300 kcal diárias para conseguir perder 500 g por semana. Mas, na 6ªfeira à noite, acabou por jantar uma pizza, com refrigerante e um bocadinho de gelado. No sábado, petiscou uns salgadinhos e um queijo amanteigado com tostas e um vinho tinto antes do jantar. Chega a domingo e não resistiu aos enchidos do cozido à portuguesa, nem à sobremesa caseira ao almoço.
As calorias que a “Maria” consumiu a menos durante a semana acabaram por ser equivalentes às que consumiu a mais no fim de semana e, como tal, naquela semana não conseguiu emagrecer. Este tipo de comportamento pode resultar num consumo calórico elevado e assim dificultar a conquista do peso objetivo.
Comer de modo inconsciente
Já lhe aconteceu estar tão assoberbado com as diferentes tarefas diárias, que deu por si a fazer várias coisas ao mesmo tempo? E, na tentativa de poupar tempo, comeu em frente ao computador, ao telemóvel ou enquanto vê as notícias. Comer em modo de multitasking leva a que não esteja atento aos seus sinais de saciedade e, desse modo, come mais do que necessita, ou até nem se aperceber que petiscou alguns alimentos fora do plano, enquanto estava a executar outras tarefas. Desligue o “piloto automático”, aposte em criar novos hábitos alimentares e faça as refeições conscientemente. Faça da refeição um momento para se alimentar de modo pleno, sem distrações, sinta o aroma e a textura dos alimentos, mastigue bem cada pedaço e verá que irá ficar mais saciado.
Sobrevalorizar as calorias que gasta
A prática de exercício físico regular tem inúmeros benefícios, tais como fortalecer o sistema imunitário, promover a sensação de bem-estar, aumentar a força e a resistência muscular, melhorar a sensibilidade à insulina, gastar calorias e até contribuir para aumentar a taxa metabólica basal, ou seja, a energia que o corpo gasta em descanso. Contudo, é conveniente não superestimar as calorias gastas durante o exercício físico e considerar que, por que hoje treinou, pode comer mais, sem se preocupar com a ingestão de açúcar ou gordura em excesso. Apesar da prática de exercício físico regular ter imensos benefícios, isso não deve ser desculpa para descurar a sua alimentação quando o objetivo é emagrecer.
Não procurar ajuda profissional para emagrecer
A falta de acompanhamento profissional na perda de peso pode levá-lo a seguir conselhos pouco fidedignos e com prejuízo para a sua saúde. Lembre-se que a vizinha que emagreceu 10 kg, a apresentadora magra de TV e a digital influencer de moda não são nutricionistas. A obesidade é uma doença crónica e um problema de saúde que deve ser levado a sério, por isso aconselhe-se com quem sabe. Se quer emagrecer é fundamental procurar acompanhamento de um nutricionista, marque já a sua avaliação nutricional gratuita com a Dieta BIOTRÊS®.