Quer emagrecer, mas não sabe o que é mais importante – dieta ou exercício físico? Para emagrecer é necessário fazer défice calórico, isto é, gastar mais calorias do que se consome. E isso pode ser alcançado ingerindo menos calorias através da alimentação ou gastando mais calorias através de exercício físico. Para que consiga emagrecer de modo eficiente, a Dieta Biotrês® explica-lhe de que modo estas estratégias podem impactar o peso.
Motivos pelos quais a dieta pode ter um papel altamente relevante no emagrecimento:
- Controlo do aporte de calorias: diminuir a quantidade de calorias que ingere diariamente, conseguindo um défice energético de 500 calorias, é uma forma eficiente de obrigar o seu corpo a mobilizar as reservas de gordura que estão acumuladas para conseguir produzir energia, e consequentemente emagrecer.
- Melhoria da qualidade nutricional: uma alimentação variada e equilibrada, que garante a ingestão de nutrientes essenciais, é fundamental para a saúde e bem-estar, mas também é muito importante quando pensamos no emagrecimento a longo prazo e numa reeducação alimentar que possa ficar para a vida.
- Controlo dos níveis de insulina: dietas com baixo índice glicémico e de baixa carga glicémica, ajudam a reduzir a produção de insulina, a controlar melhor o apetite e reduzem a acumulação de reservas de gordura.
Motivos pelos quais o exercício físico não deve ser descurado no emagrecimento:
- Aumento do dispêndio energético: o exercício físico ajuda a gastar mais calorias e contribui para o aumento do défice calórico.
- Preservação da massa muscular: a prática de exercício físico ajuda preservar a massa muscular durante o processo de emagrecimento, e ter mais massa magra contribui para acelerar o metabolismo basal. Ou seja, vai gastar mais calorias, mesmo em estado de repouso.
- Melhoria do humor: o exercício contribui para a produção de endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar, ajuda na gestão do stress e beneficia o humor, fatores que uteis para combater a fome emocional.
Qual é a escolha melhor para si?
A verdade é que não existe uma resposta única para todos. Por exemplo, vamos assumir que, para um processo de emagrecimento bem-sucedido, precisamos de um défice calórico de 500 calorias por dia. Uma pessoa que pese 80 kg ao fazer uma corrida de quarenta minutos gasta em média 548 calorias. Contudo, nem sempre uma pessoa que sofre de obesidade consegue praticar exercício físico extenuante durante 40 minutos seguidos, diariamente. Para algumas pessoas, conseguir incluir na sua rotina exercício físico, 2 ou 3 vezes por semana, já é uma grande vitória. Por outro lado, para atingir esse défice calórico através da alimentação, bastaria evitar consumir um bolo e um copo de um refrigerante açucarado. Ou seja, apesar do exercício físico ser muito importante para a saúde, é difícil praticar exercício físico o suficiente para compensar o excesso de calorias provenientes de uma alimentação desiquilibrada.
Importa ainda frisar que, por vezes, tendemos a sobrestimar as calorias que gastamos com a prática de exercício físico e subestimamos as calorias que ingerimos através da alimentação, o que pode complicar ainda mais o cálculo.
Embora cada estratégia apresente benefícios no emagrecimento, a combinação de dieta com exercício físico é considerada a abordagem mais eficaz. Por isso, se quer emagrecer, procure fazer um défice calórico realista, priorize alimentos de boa qualidade, inclua exercício físico na sua rotina, seja consistente e procure a orientação profissional de um nutricionista e de um personal trainer.