Emagrecer e ter um estilo de vida mais saudável está no top das prioridades de muitas pessoas, contudo nem sempre é fácil passar à prática. Por um lado, sabe que atingir o seu peso objetivo vai ser super recompensador, por outro, permanecer motivado e levar a dieta até ao fim com as inúmeras tarefas do dia-a-dia pode ser desafiante. Para facilitar a sua caminhada até à meta final, a DIETA BIOTRÊS® deixa-lhe algumas dicas para o ajudar a manter a motivação.
Trace objetivos realistas
Se quer perder peso, é importante definir um objetivo realista e com uma data marcada. Objetivos demasiado audaciosos podem frustrar um processo de emagrecimento, por isso pense em algo que seja alcançável, ou divida-o em etapas. Que tal definir para si: “vou perder 10% do meu peso em seis meses”? Depois o próximo objetivo pode ser manter esse resultado a longo prazo.
Esclareça o seu porquê
Para se manter fiel à sua dieta, é importante perceber o porquê de querer emagrecer, encontrar a sua motivação intrínseca. Por isso, pegue num papel e caneta e faça uma lista de todas as razões pelas quais quer emagrecer, ou seja, defina a sua motivação para perder peso. Quando o caminho lhe parecer demasiado desafiante, volte a ler a sua lista motivacional e recorde porque começou esta jornada rumo a um peso mais saudável.
Apoie-se no seu nutricionista
Partilhe com o/a seu/sua nutricionista DIETA BIOTRÊS® quais os maiores desafios e dificuldades que está a sentir no processo de emagrecimento. Deste modo, ele/a pode auxiliá-lo a encontrar soluções e ajustar o plano alimentar ao seu estilo de vida, e às suas necessidades e preferências. Com ajuda do profissional certo, emagrecer pode ser mais fácil!
Rodeie-se de saúde
Prepare a sua casa para refletir o seu novo estilo de vida. Retire os produtos alimentares pouco saudáveis da sua casa, como se costuma dizer “longe da vista, longe do coração”. Se não tiver tentações por perto, será mais fácil comer de modo saudável e levar a dieta até ao fim. Faça uma lista de compras com o tudo o que vai necessitar para a sua dieta, abasteça a despensa e o frigorífico com alimentos saudáveis e reduza os alimentos processados. Aproveite para dar um lugar de destaque aos hortofrutícolas na sua cozinha. Coloque as frutas e os vegetais em taças a enfeitar a bancada, para serem a primeira coisa que vê quando lhe apetece um snack.
Planeie as refeições
Imagine que saiu do trabalho sem energia, apetece-lhe pensar no que preparar para o jantar ou uma refeição de fast food parece um presente caído do céu? É por isso que planear as refeições para a semana é tão importante. Se tiver em casa os ingredientes necessários para as almondegas de frango, e essa foi a refeição que planeou, será mais fácil manter-se fiel à dieta. Assim, escolha o que vai preparar para a sua refeição de modo tranquilo e refletido, procure novas receitas e formas de cozinhar os alimentos saudáveis.
Respeite o horário das refeições
Ter horas marcadas para as refeições é muito importante para o ajudar a controlar melhor o apetite e gerir o tamanho das porções. Este cuidado contribui para a redução da ingestão de alimentos por impulso e para que consiga melhor rendimento físico e mental.
Seja flexível
Mantenha o equilíbrio e não se deixe levar por dicotomias: “perdido por cem, perdido por mil”. No caso de ter comido um alimento menos saudável e ter sabotado a dieta, isso não deve ser motivo para se deixar levar e continuar a comer alimentos que sabe que o afastam do seu objetivo. Mantenha o foco e continue a cuidar bem da sua saúde.
Tenha um estilo de vida ativo
Já se perguntou, numa rotina habitual, em média, quantas horas passa sentado? Inclua o tempo que está sentado em frente ao computador ou televisão, a conduzir, a comer, a descansar, etc. Se o número for mais alto do que estava à espera, então aproveite todas as oportunidades para contrariar o sedentarismo. Caminhe pela sala enquanto fala ao telemóvel, opte pelas escadas em vez de usar o elevador, deixe o carro estacionado mais longe do destino ou saia do autocarro uma paragem antes e faça o resto do percurso a pé. Procure exercitar-se com regularidade, pois se aliar a prática de exercício físico a uma alimentação cuidada, vai ser mais fácil atingir um peso equilibrado e levar a dieta até ao fim.