Dicas para Festejar os Santos Populares em Casa

Junho chegou e trouxe consigo os santos populares. A festa faz-se habitualmente nas ruas mas este ano, devido à pandemia, sugerimos que faça o seu arraial em casa. Aproveite as nossas dicas e divirta-se tanto como nos anos anteriores.
“Numa casa portuguesa fica bem…” alegria, música popular, manjerico na mão e sardinhas à mesa.

 

Traga a decoração festiva para dentro de casa

Prepare a decoração a rigor com balões, grinaldas, lanternas e manjericos, que pode encontrar facilmente à venda no comércio local ou em lojas online. Pode também optar por fazer as suas próprias decorações. Dê uma nova vida a revistas ou jornais: basta cortar triângulos, colar num fio ou corda e pendurar a enfeitar o espaço da festa!

Música popular não pode faltar

Faça uma compilação dos grandes êxitos de música popular e inclua também música alusiva às marchas portuguesas, com toda a pompa e circunstância que os santos populares merecem. Se tem dificuldade em lembrar-se de músicas, pode encontrar algumas compilações já feitas no Spotify.

Santos populares têm de ter sardinhas

Assegure-se que tem grelhador, lenha e carvão suficientes para assar as sardinhas, as bifanas e os pimentos. Já que está em casa, aproveite para reinventar as receitas típicas da época e coloque também uns legumes no grelhador, tais como beringelas fatiadas e curgetes cortadas em rodelas. Por fim, prepare uma boa salada de alface, tomate e pepino para acompanhar.
O “…caldo verde, verdinho a fumegar na tigela…” aconchega sempre o estômago, e pode confecioná-lo com base de curgete e alho-francês, em vez de batata. É igualmente saboroso, simples de fazer e tem menos hidratos de carbono, uma verdadeira maravilha para os bons garfos que querem manter-se na linha.

Bebidas para brindar

No que diz respeito às bebidas, já é sabido que deve sempre dar prioridade à água, por forma a manter-se hidratado. Como alternativa, pode ter também um refrigerante light e uma cerveja sem álcool e ir alternando com a água. Para brindar à saúde de todos, experimente preparar uma deliciosa e refrescante sangria caseira.

 

Com estas dicas, é só escolher: Santo António, São João ou São Pedro? Festeje o santo popular que preferir, mas acima de tudo divirta-se!