Nas últimas semanas, a palavra de ordem é COVID-19. Mas sabe realmente o que significa?
COVID-19 é o nome da doença, que significa Doença por Coronavírus, e o 19 refere-se a 2019, o ano em que a doença foi descoberta. Já o vírus causador do COVID-19 é o SARS-CoV-2, que significa Síndrome Respiratória Aguda Grave-Coronavírus-2. Os sintomas conhecidos desta doença são tosse, febre (temperatura corporal superior a 37,5ºC) e dificuldades em respirar, tal como falta de ar.
Pelo que se sabe, a transmissão da COVID-19 é feita pelo contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, através da libertação de gotículas pelo nariz ou boca sob a forma de espirros ou tosse, atingindo os olhos, nariz ou boca de quem estiver próximo. As gotículas podem também permanecer em objetos ou superfícies, podendo posteriormente infetar outras pessoas que toquem nestes e posteriormente tenham contacto com os olhos, nariz ou boca.
Mas será que o COVID-19 se transmite através da alimentação? Para que não fique com dúvidas, os Nutricionistas Dieta Biotrês respondem às questões mais frequentes:
Os alimentos importados de países afetados pela COVID-19 podem transmitir a doença?
Atualmente, não existe qualquer evidência que refira haver transmissão da COVID-19 ou casos registados de COVID-19 associados a bens importados (alimentares e não só).
Os produtos alimentares produzidos localmente estão em risco de transmissão de COVID-19?
Não existe qualquer evidência que sugira que quaisquer alimentos transmitam a doença.
Posso ficar doente com COVID-19 ao tocar em alimentos, embalagens dos alimentos, ou superfícies de contacto com os alimentos, se o vírus estiver presente neles?
Até à data, não há qualquer evidência que os alimentos ou embalagens alimentares estejam associadas à transmissão de COVID-19. Como os coronavírus têm reduzida capacidade de sobrevivência em superfícies, o risco de transmissão por produtos alimentares ou embalagens, enviados num período de dias ou semanas à temperatura ambiente, refrigerada ou congelada, é muito diminuta. No entanto, é sempre importante realçar que deve lavar bem as mãos com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos antes de preparar ou consumir alimentos, e respeitar as regras de segurança alimentar.
Em relação à carne e derivados, é seguro consumir?
Sim, sempre que respeite as regras de higiene e segurança alimentar. Todos os alimentos de origem animal podem ser consumidos, mas têm de ser bem cozinhados e manuseados adequadamente na preparação e confeção. Por isso, evite alimentos de origem animal crus ou mal cozinhados.
É seguro consumir fruta e produtos hortícolas?
Sim, mas, como em qualquer altura, devem ser seguidas as regras de higiene e segurança. Os hortícolas podem ser consumidos crus ou cozinhados, mas as seguintes regras devem ser respeitadas:
- Retirar as partes estragadas;
- Nos hortícolas mais folhosos, deve lavar folha a folha em água corrente;
- Desinfetar com uma solução clorada durante 15 minutos, como 1 colher de sopa de lixívia para 1 litro de água;
- Enxaguar em água corrente.
Posso ficar com COVID-19 de um funcionário que manuseie a minha comida?
Não existem evidências que os alimentos ou embalagens alimentares estejam associadas à transmissão de COVID-19. Contudo, o vírus transmite-se de pessoa para pessoa. Logo, pessoas doentes devem ficar em casa até melhorarem e não apresentarem risco de infetar outras pessoas. As pessoas responsáveis por manusear, preparar e servir comida, não doentes, devem lavar e limpar as mãos e superfícies frequentemente.
Uma vez que os funcionários de restauração e hotelaria têm contacto contínuo com o público, quais as medidas de precaução que devem ter?
As medidas indicadas para o público em geral são as mesmas para estes funcionários. Assim, todas as pessoas devem:
- Evitar contacto próximo com pessoas doentes;
- Evitar tocar nos olhos, boca e nariz;
- Ficar em casa quando doente;
- Tossir ou espirrar para o cotovelo ou para um lenço, e deitar imediatamente o lenço no lixo;
- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água durante 20 segundos, principalmente após ir à casa de banho, antes de comer, e após espirrar, tossir ou assoar o nariz. No caso de não ter sabão e água disponíveis, use álcool ou soluções de álcool gel.
- Não é necessário o uso de máscara para proteção da COVID-19. Estas devem ser apenas usadas por pessoas que apresentem sintomas de COVID-19, de maneira a evitar a transmissão de doenças, pelos profissionais de saúde e pelas pessoas que estejam a prestar assistência a pessoas infetadas.
Sugerimos que siga as indicações dadas pela Direção Geral da Saúde e entidades competentes a fim de prevenir a transmissão deste vírus. Lembre-se que se todos fizermos a nossa parte, mais rapidamente retomaremos a nossa vida normal.