Já ouviu certamente falar de brunch? É o nome dado à refeição feita quando o pequeno-almoço (breakfast) se encontra com o almoço (lunch). E qual é o resultado? Um mix de pratos doces e salgados, sobretudo leves, e que fazem as delícias de todos.

Já está rendido à ideia? Ótimo! A Dieta BioTrês® vai dar-lhe dicas para um brunch delicioso, nutritivo e equilibrado.

  • Escolha grãos integrais: por terem um teor de fibra mais elevado, atrasam a digestão e absorção de açucares, conferindo mais saciedade. Exemplos: pão, granola (sem adição de açúcar) ou farinhas integrais para panquecas ou bolos;
  • Evite alimentos processados tanto quanto possível: sabemos que a vida é mais fácil se pudermos ir ao supermercado e comprar os alimentos que queremos já preparados, mas, regra geral, esse tipo de opções acabam por ter teores de açúcar e gordura mais elevados. Opte por preparar os elementos do brunch em casa, tanto quanto possível.
  • Mantenha as opções doces no mínimo: almoço que se preze tem sobremesa no fim, certo? Normalmente, os brunchs não são diferentes. Muffins, panquecas, french toasts, chocolate quente ou mesmo sobremesas de colher são muito comuns neste tipo de refeição. E têm lugar? Claro! Mas em vez de fazer um festim de açúcar na mesa, seja seletivo e escolha o seu preferido para servir.
  • Não se esqueça da fruta e vegetais: para além da sua riqueza em vitaminas, minerais e antioxidantes, são formas fáceis de trazer cor e alegria para a mesa. Pode usá-los simples, em sumos ou smoothies, ou como complemento a outros pratos (por exemplo, iogurte com fruta e granola ou dips com palitos de vegetais).
  • Proteína sempre presente: a proteína é, de todos os nutrientes, o mais saciante. Por isso, quando falamos em alimentação equilibrada, deverá estar sempre presente. No caso do brunch, ovos (cozidos, escalfados, mexidos, omeletes), laticínios (iogurte, leite e queijo) ou algumas leguminosas (em saladas ou humus) são opções fáceis e divertidas de incluir.
  • Inclua sementes e oleaginosas: sempre usadas com moderação, devido ao seu alto teor de gordura, as sementes e frutos gordos são uma forma eficaz e nutritiva de trazer crocância aos seus pratos. Se preferir, pode também optar por manteigas de frutos gordos.
  • Prefira alimentos sólidos: sumos e papas, por muito agradáveis que sejam, são mais facilmente digeríveis e absorvidos e também nos levam a comer em maior quantidade. Por isso, tanto quanto possível, prefira comer os alimentos numa versão sólida, assim garante que a probabilidade de comer em excesso seja menor.

 

Ok! Agora que já sabe que cuidados pode ter, quer uma sugestão de brunch?

Então aqui ficam algumas das nossas receitas:

  1. Panquecas de Aveia e Linhaça
  2. Bowl de Pêssego com Cereais de Frutos Vermelhos
  3. Muffins de Amêndoa e Mirtilos
  4. Húmus
  5. Omelete de Agrião