Alguma vez se viu em apuros, em pleno supermercado, por ter à sua frente uma panóplia de opções do mesmo alimento e não saber qual deve escolher ou qual é o mais saudável? Pois é, provavelmente identifica-se com esta situação. E não é para menos! Existe cada vez mais acesso à informação (que por vezes se torna desinformação!) o que dificulta muito o trabalho ao consumidor.
Então vejamos, a que é que realmente precisa estar atento no rótulo na hora de escolher um alimento?
Podemos dividir essa informação em 2 grupos: lista de ingredientes e composição nutricional.
Lista de ingredientes
A lista de ingredientes é importante para a escolha alimentar já que conseguimos perceber de forma direta quais são os constituintes do alimento que vamos comprar. Além disso, a lista apresenta-se por ordem decrescente, ou seja, do ingrediente que apresenta em maior quantidade para o que tem em menor quantidade. É então importante evitar os alimentos cujos primeiros ingredientes sejam açúcar (ou equivalentes), gordura (óleos, manteiga, …) e sal.
Outra questão que se levanta são os ingredientes camuflados. Como exemplo temos o açúcar. Pode não aparecer de forma direta na lista de ingredientes, mas há uma série de outras designações que indicam a presença de açúcar, anote:
- Mel
- Melaço
- Maltodextrina
- Sacarose
- Glicose
- Glucose
- Xarope de glucose
- Xarope de milho
- Xarope de agave
- Frutose
- Lactose
- Maltose
- Dextrose
- Polidextrose
Alimentos processados com grande quantidade de corantes, conservantes ou intensificadores de sabor também são possíveis de identificar através da lista de ingredientes. O processamento por si só não tem que ser associado a algo mau e prejudicial. Por exemplo o leite, é submetido a um processo de esterilização por aquecimento, a ultrapasteurização, apenas para prolongar a sua validade e manter as características nutricionais. No caso da adição excessiva de E’s estamos perante uma opção menos natural e mais processada, seja com que objetivo for. Opte por alimentos mais simples em que consegue compreender facilmente quais são os ingredientes da lista.
Composição nutricional
Compreendida a lista de ingredientes, importa saber a composição nutricional do alimento que vamos escolher. Isto para conseguirmos adaptar as escolhas ao nosso objetivo. Se queremos pura e simplesmente fazer escolhas mais saudáveis devemos escolher as opções menos ricas em açúcar simples, gordura saturada e sal.
O nutriscore e o semáforo nutricional são ferramentas que nos ajudam a fazer melhores escolhas.
O nutriscore é um sistema de cores e letras que permite distinguir o perfil nutricional dos alimentos. Do “A” (verde) ao “E” (vermelho), em que o “A” representa os alimentos com melhor qualidade nutricional e que podem ser consumidos de forma regular, e o “E” representam os alimentos com o perfil nutricional menos saudável e que devem ser consumidos moderadamente.
Apesar do nutriscore ser um método uniforme, que abrange a Europa, algumas marcas optam pelo semáforo nutricional. É representado de igual forma com cores, verde, amarelo e vermelho. Neste caso não há nomenclatura de letras, apenas de cores. Cada nutriente é representado com uma cor, sendo que o verde significa um valor baixo do nutriente (considerando os nutrientes: gordura, gordura saturada, açúcar e sal), amarelo valor médio e vermelho valor alto. Desta forma é possível perceber de forma fácil quais os alimentos a evitar, os que têm (mais) nutrientes a vermelho.
Embora úteis, estas ferramentas apresentam algumas limitações. Há determinados alimentos que mesmo sendo alimentos saudáveis são, segundo estas classificações, más opções. Como exemplo temos o azeite, que por ser uma gordura, vai aparecer sempre no “vermelho” em qualquer uma das ferramentas, mesmo sendo uma opção saudável.
É importante que sejamos críticos e que vejamos o rótulo como um todo, verificando quer lista de ingredientes, composição nutricional e, no caso de haver uma ferramenta de classificação também a ter em conta na altura da escolha de determinado alimento.
Compare rótulos e faça melhores escolhas! Alguma dúvida consulte um dos nossos nutricionistas: www.dietabiotres.pt/onde-estamos/