Está super focado e determinado em manter-se fiel à sua dieta, mas vai almoçar fora e está com receio de deitar tudo a perder.
Não se preocupe. A DIETA BIOTRÊS® explica-lhe como pode desfrutar de uma refeição num restaurante, de modo saudável e sem comprometer a sua dieta.
1. Procure restaurantes com ofertas saudáveis
Antes de escolher o restaurante onde comer, faça uma pesquisa online para perceber se a ementa tem opções saudáveis. Deste modo consegue antever opções e isso pode ajudar a evitar a escolha de pratos que não se enquadrem no seu plano alimentar.
2. Faça escolhas inteligentes
Para entrada opte por azeitonas ou queijo fresco, em vez de salgados, pão, queijos gordos, manteiga ou paté com maionese. Iniciar a refeição com salada ou sopa de legumes também é uma boa opção. No prato principal dê preferência fontes de proteína magras, tais como: peixes, frango (sem pele), peru, carne de vaca magra, lombo de porco magro ou ovo. Nos acompanhamentos troque batatas fritas por legumes cozidos, salteados, grelhados, esparregado ou saladas.
3. Controle o tamanho das porções
Se a dose servida naquele restaurante for muito grande, pode optar por pedir meia dose, dividir o prato com um familiar/amigo ou pedir para embrulhar as sobras e levar para casa.
4. Faça um pedido personalizado
Peça para grelhar a carne ou peixe em vez de ser frito ou refogado. Solicite que os molhos e temperos sejam servidos à parte. Dê preferência a azeite e vinagre em detrimentos de molhos como maionese ou cocktail. Também pode pedir que a sua comida seja preparada com menor teor de sal.
5. Opte por bebidas saudáveis
Dê preferência a água em detrimento de refrigerantes com açúcar e bebidas alcoólicas. Pode parecer que não é relevante, mas esta é uma forma fácil de conseguir reduzir de modo significativo o consumo de “calorias vazias”, isto é, desprovidas de nutrientes essenciais.
6. Atenção às sobremesas
Se está a tentar emagrecer o ideal é evitar a sobremesa e finalizar a refeição com um café ou um chá sem açúcar adicionado. Ainda assim, se deseja finalizar a refeição com algo doce prefira fruta fresca da época em vez de uma sobremesa mais calórica. Dividir a sobremesa com alguém também é uma forma prática de economizar metade das calorias.
Dicas práticas para restaurantes específicos:
Hamburgueria
- Peça o hambúrguer no prato acompanhado com salada, legumes ou esparregado em detrimento de batatas fritas.
- Tenha atenção aos molhos, o ideal é pedir o tempero à parte.
- Prefira água ou refrigerante light (sem adição de açúcar).
Pizzaria
- Comece a refeição com uma boa salada.
- Prefira pizza de massa fina em vez de massa alta. Na guarnição opte por vegetais (cogumelos, espinafres, rúcula, pimento) e fontes de proteínas (camarão, atum, frango) em detrimento de opções mais gordurosas como pepperoni ou bacon.
- Pode optar por pedir uma pizza pequena, compartilhar a pizza com um amigo e limitar o número de fatias ingeridas.
Restaurante chinês
- Como entrada prefira uma sopa ou uma salada de algas ou rebentos de soja em vez crepes e frituras.
- Para o prato principal, opte por pratos com mix de legumes que contenham carne magra ou marisco, por exemplo: chop suey de gambas.
Sushi
- Para entrada pode começar com uma sopa miso.
- De modo a reduzir a ingestão de hidratos de carbono, pode optar por peças de sashimi com uma salada de wakame, para o prato principal.
- Evite as peças de sushi quentes/fritas.
- Não exagere no molho de soja, dado que contém elevado teor de sódio.