dicas-aproveitar-frutas-e-legumes

As frutas e legumes adicionam um toque de cor à nossa dieta, mas também oferecem uma infinidade de benefícios nutricionais à nossa saúde. No entanto, por vezes, os alimentos são desperdiçados, seja por mau armazenamento, falta de planeamento ou simplesmente por não sabermos como aproveitá-los melhor. Todos os anos toneladas de alimentos perfeitamente bons são desperdiçados, e este desperdício alimentar é um problema que afeta as nossas carteiras e também o meio ambiente.

Quer fazer a sua parte e contribuir ativamente para a solução deste problema? A Dieta Biotrês® deixa-lhe 6 dicas para aproveitar melhor fruta e legumes e reduzir o desperdício alimentar.

1. Planeie as refeições

O primeiro passo para evitar o desperdício alimentar é planear as suas refeições. Verifique os alimentos que já tem na despensa e no frigorífico, que precisam ser consumidos em breve, e faça uma lista dos ingredientes que necessita comprar. Desse modo evita comprar em excesso e consegue usar as frutas e legumes antes que fiquem estragadas.

2. Armazene de modo inteligente

O desperdício de frutas e legumes pode começar logo no armazenamento, que se for inadequado, pode contribuir para se que estraguem prematuramente. Por exemplo, algumas frutas, como bananas e maçãs, liberam etileno, um gás que acelera o amadurecimento de outras frutas. Por isso, armazená-las em separado ajuda a evitar que outras frutas amadureçam demasiado rápido.

Hortícolas como brócolos e cenouras, mantém-se frescos mais tempo quando armazenados em sacos de plásticos perfurados na gaveta de legumes do frigorífico.

3. Preserve o excedente

Se comprou demasiada quantidade de curgete que não consegue consumir antes que se estrague, lave, corte, coloque num saco de plástico e congele para uso posterior. E isto é válido para as outras frutas e legumes que ao serem congelados com sucesso podem ser usados na preparação de smoothies, sopas, estufados, salteados, molhos, etc. Experimente congelar ervas aromáticas e alho picados em doses individuais para ter cubos de temperos saudáveis prontos a usar. Preparar um molho pesto com manjericão e frutos oleaginosos à escolha.

Sobras de frutas também podem ser congeladas em cubos de gelo para adicionar sabor a água ou sumos. Dê uma segunda vida a frutas ou legumes, preservando-os sob a forma de compotas, geleias ou pickles.

4. Aproveite todos os bocadinhos 

Muitas partes de frutas e legumes que habitualmente descartamos são comestíveis, nutritivas, e podem ser aproveitadas de várias maneiras. Por exemplo, as cascas dos citrinos (rica em óleos essenciais) podem ser usadas raladas, para aromatizar marinadas, molhos e sobremesas sem que seja necessário acrescentar o sumo. Sobras de vegetais (alho-francês, pimento, etc.) podem ser adicionadas a sopas, estufados, omeletes, quiches ou frittatas. Cascas de curgete e cenoura podem ser usadas salteadas para acompanhar um prato de carne ou peixe, ou serem trituradas para incluir na massa de um bolo ou muffin. Caules de brócolos e couve-flor podem ser triturados e salteados, para preparar um “arroz fingido”. Sementes de abóbora podem ser tostadas no forno para usar como snack.

5. Seja ousado 

Se uma fruta ou legume estiver demasiado maduro o que pode fazer? As bananas maduras são ótimas para fazer panquecas ou mugcake. O abacaxi ou o pêssego podem ser grelhados para dar um toque especial a uma salada. A alface que já não está fresca pode ser incluída na base da sopa. A cenoura ou o rabanete que ficaram moles podem ser salteados ou assados. A couve-flor pode ser incluída na base de uma pizza. Os tomates maduros podem dar um molho de tomate caseiro, que se não for consumir no imediato, pode congelar. A beterraba pode ser incluída na massa de um bolo/brownie de chocolate, para dar mais humidade à massa, sem necessidade de adicionar tanta gordura.

6. Compre feio 

Muitas frutas e legumes são descartados apenas por não se integrarem nos padrões de beleza instituídos pelo mercado. Contudo, os alimentos “feios” são igualmente saborosos e nutritivos, e até podem ser adquiridos a preços mais acessíveis. Ao comprar “fruta feia” também está a ajudar a reduzir o desperdício alimentar.

Aproveite estas dicas para ajudar reduzir o desperdício de frutas e legumes. Com uma pitada de criatividade na cozinha pode transformar ingredientes que de outro modo iam ser desperdiçados em pratos coloridos e nutritivos. Lembre-se, que cada pequeno passo conta quando se trata de preservar o planeta e criar um futuro sustentável para todos.