Nos dias de maior calor sente as pernas inchadas e pesadas, ou os sapatos mais apertados? Se reconhece estes sinais, é possível que sofra de retenção de líquidos.
Retenção de líquidos
O nosso corpo possui um sistema de controlo de água corporal, de modo a que o balanço hídrico se mantenha, ou seja, a diferença entre a água ingerida e a água excretada esteja em equilíbrio. Quando sente sede, significa que não está bem hidratado e que o corpo começou a reter água.
As causas mais frequentes para a retenção de líquidos passam pelo estilo de vida sedentário, alimentação desequilibrada, consumo em excesso de sal ou até mesmo alterações hormonais.
Esta condição afeta ambos os géneros, contudo é mais comum nas mulheres, uma vez que são mais propensas a oscilações hormonais. Sintomas como inchaço generalizado, dilatação abdominal, mãos e pernas inchadas, roupa mais apertada ao fim do dia e diminuição do volume da urina, são as queixas mais comuns de um quadro de retenção de líquidos.
Evitar a retenção de líquidos
Antes de mais, é importante que reforce os hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida mais ativo:
- Beba água ao longo do dia de modo a garantir que se mantém hidratado. O ideal será ingerir, no mínimo, 1,5L ou 8 copos de água/dia;
- Evite utilizar sal na comida, substitua por ervas aromáticas e especiarias;
- Evite alimentos açucarados e altamente processados;
- Faça várias refeições ao longo do dia, habitualmente de 3 em 3 horas;
- Evite bebidas alcoólicas que, no momento, pode sentir que são diuréticas, mas levam a uma retenção de líquidos major posteriormente;
- Pratique atividade física, durante no mínimo meia hora por dia, de modo a estimular a circulação;
- Durma pelo menos 8 horas por noite, pois o descanso ajudará a melhorar o rendimento do seu corpo.
Seguindo estes conselhos e aliando-os aos drenantes da DietaBiotrês®, é muito provável que consiga reverter os sintomas associados à retenção de líquidos e viva uma vida tranquila e leve.