Certamente já ouviu a frase «Somos o que comemos». Esta citação de Hipócrates, considerado o pai da medicina, parece continuar perfeitamente atual. E é inegável que a forma como nos alimentamos tem grande impacto na nossa saúde. Mas se lhe questionarem o que comeu no dia de ontem, é possível que tenha alguma dificuldade em se recordar de todas as refeições, e que se esqueça de algum alimento que tenha ingerido. Para quem procura melhorar a condição física ou simplesmente analisar melhor os seus hábitos alimentares, manter um registo de diário alimentar pode ser uma ajuda valiosa. Este tipo de registo fornece informação útil sobre a sua alimentação e permite-lhe obter maior consciência das escolhas alimentares que faz.
Fique a conhecer quais os benefícios de manter um diário alimentar:
Avaliação de hábitos alimentares
Manter um diário alimentar dá-lhe acesso a informação útil para avaliar os seus hábitos alimentares. Pode ajudá-lo a identificar momentos do dia em que tem maior propensão para saltar refeições, sabotar a dieta ou até detetar padrões de fome emocional. E tendo perceção dessa informação é mais fácil delinear estratégias para corrigir os seus hábitos alimentares.
Estímulo à autodisciplina
Ao registar tudo o que come e bebe ao longo do dia, ganha maior consciência de ter petiscado umas bolachas extra no meio da tarde ou do copo de vinho que tomou a acompanhar o jantar. E essa tomada de consciência pode ajudá-lo a ser mais comprometido com os seus objetivos de saúde, a fazer menos exceções ao seu plano alimentar ou garantir que inclui uma boa porção de hortícolas nas refeições principais. O simples ato de registar os alimentos que está a consumir, é um estímulo à autodisciplina e um incentivo para fazer escolhas alimentares mais saudáveis.
Maior controlo sobre porções ingeridas
É importante registar o tamanho das porções, para conseguir controlar melhor a ingestão de calorias diárias. Para esse efeito pode pesar os alimentos ou usar medidores, por exemplo: 2 conchas de sopa de legumes, 120 g de peito de frango grelhado, 1 prato de sobremesa de salada de alface e pepino temperada com 1 colher de sopa de azeite e 1 chávena almoçadeira de massa integral cozida. Deste modo é mais fácil ter perceção do tamanho das porções e evita que coma em demasia.
Identificação de intolerâncias alimentares
Registar como se sente fisicamente depois de comer também é uma mais-valia. Se detetar sintomas como: alterações gastrointestinais (dor de estomago, cólicas, obstipação, diarreia), erupções cutâneas ou confusão mental, pode usar o seu registo alimentar para identificar quais os alimentos que lhe causam reações adversas, para detetar possíveis intolerâncias alimentares.
Acompanhamento de metas nutricionais
Se tem metas específicas de nutrição para emagrecer, como por exemplo: consumir uma determinada quantidade diária de calorias, de hidratos de carbono, de proteína ou lípidos, o diário alimentar pode ajudar a acompanhar o seu progresso. Desse modo é mais fácil perceber se está em déficit calórico e o que deve ser ajustado no plano alimentar.
Em suma, fazer um diário alimentar pode ajudá-lo a melhorar a saúde, atingir objetivos nutricionais e melhorar a composição corporal. Este tipo de registo dá-lhe uma visão pormenorizada dos seus hábitos alimentares e pode ser usado para tomar decisões mais saudáveis e conscientes. Se procura uma forma simples de melhorar a sua alimentação manter um diário alimentar pode ser um bom modo de começar. Existem muitas opções que podem ser usadas para fazer o registo alimentar, como uma aplicação online, um registo fotográfico ou com papel e caneta, por isso, adote o método que for cómodo para si. E tenha em consideração que para o diário alimentar ser útil, o seu preenchimento tem que ser fidedigno, e como tal, anotar tudo o que come.