Quer perder peso e sabe que alimentar-se de forma saudável é fundamental, mas quando se sente stressado e ansioso, a comida é o seu porto de abrigo?
A verdade é que 2020 tem sido um ano desafiante. O distanciamento social, o teletrabalho e a instabilidade económica que têm marcado este ano devido à pandemia de COVID-19, também não contribuíram para reduzir a ansiedade ou stresse. Todavia, apesar destas reações serem consideradas normais, estas não devem inibi-lo de manter a motivação de alcançar o seu melhor “eu” e sentir-se repleto de saúde.
Ansiedade e perda de peso – Qual é a relação?
A ansiedade, a alimentação emocional e o (des)controlo do peso: aparentemente parece que está tudo interligado. Mas, afinal, porque é que a ansiedade pode sabotar a perda de peso?
O prazer que sente ao ingerir um alimento pode levá-lo a esquecer, ainda que por breves instantes, alguns problemas e preocupações. Infelizmente, ninguém procura conforto a comer rabanetes ou tiras de pepino, mas, em vez disso, utiliza batatas fritas ou bolo de chocolate. Usar os alimentos como escape ou tranquilizante, acaba por criar um novo problema: o de perder o controlo sobre o seu peso e saúde. Além de dificultar as escolhas alimentares saudáveis, a ansiedade pode:
- interferir com o seu sono (e horas de sono insuficientes dificultam a perda de peso);
- aumentar os níveis de cortisol e estimular a produção de gordura;
- sabotar a vontade de fazer exercício físico.
Como dar a volta à situação?
Seja tolerante
Por vezes, a vontade de por em prática a Dieta de forma imaculada, leva a que qualquer desvio do plano alimentar pareça um autêntico falhanço. Seja mais tolerante consigo, procure nutrir o seu corpo de modo saudável e seja persistente. Tudo isso é mais importante do que tentar ser perfeito.
Sono de qualidade
Procurar manter uma boa higiene do sono, com horários regulares e o número de horas adequado (no mínimo, 8 horas) é fundamental para um descanso mais reparador.
Exercite-se com regularidade
O exercício físico ajuda o seu corpo a produzir endorfinas, responsáveis pela sensação de bem-estar, por melhorar o humor e reduzir a ansiedade. Por isso, seja fazer exercício, caminhar, andar de bicicleta ou treinar com o personal trainer, o importante é mexer-se mais!
Pratique meditação
A meditação ajuda a reduzir o stresse e a ansiedade e, como tal, ajuda-o a encontrar a tranquilidade e clareza que necessita para ultrapassar os desafios que vão surgindo na sua vida.
Procure o seu bem-estar
Procure outras fontes de bem-estar que não estejam relacionadas com comida, tais como: tomar um banho de imersão, tratar de plantas, ler um livro apaixonante, ver um bom filme, dançar ao som da sua música preferida, passear o cão, telefonar a um amigo ou caminhar num local bonito. Vai ver que se vai sentir melhor consigo mesmo!
Por fim, lembre-se que se não estiver a conseguir perder peso sozinho, isso não é motivo para deixar de cuidar de si ou sentir vergonha. Procure ajuda de um profissional Dieta Biotrês®! Com um bom acompanhamento de coaching nutricional, vai conseguir alcançar ótimos resultados.