A manteiga é seguramente um dos ingredientes mais populares para barrar o pão, mas existem alternativas. Contudo, a manteiga tem um valor calórico bastante elevado, com cerca de 739 kcal (3092 kJ) por cada 100 g, e elevado teor de gordura saturada, um tipo de gordura prejudicial para a saúde.
Mas nem só com manteiga se barra o pão! Na verdade, existem várias outras opções deliciosas (e bem mais saudáveis) que pode utilizar para barrar o pão. Quer saber quais?
A DIETA BIOTRÊS® fez uma seleção de 5 opções saudáveis e nutritivas, alternativas à manteiga, a pensar em si.
“Manteiga” de azeite
Se o azeite é uma gordura saudável, porque não usá-lo para acompanhar o pão? A “manteiga” de azeite é uma deliciosa opção de origem vegetal que pode usar para substituir a manteiga de origem animal.
Ingredientes (20 porções):
- 200 ml de azeite extra virgem
- 2 dente de alho
- Ervas aromáticas
Modo de preparação:
Num frasco de vidro, coloque o azeite com os dentes de alho esmagados e ervas aromáticas a gosto (por exemplo: alecrim, coentros, manjericão, orégãos, tomilho). Leve esta mistura ao congelador durante 40 minutos, para obter uma consistência mais espessa, e depois pode guardar a sua “manteiga” de azeite no frigorífico, já pronta para barrar o pão.
Pasta de azeitona e orégãos
Quem resiste a uma deliciosa pasta de azeitona com ingredientes tipicamente mediterrânicos? O par perfeito para acompanhar uma fatia de pão torrado.
Ingredientes (12 porções):
- 100 g de azeitonas (sem caroço)
- 3 c. sopa de azeite extra virgem
- ½ dente de alho
- Orégãos a gosto
Modo de preparação:
Num processador de alimentos, triture as azeitonas (sem caroço) com o azeite extra virgem, o alho e os orégãos até obter uma pasta. Reserve num frasco de vidro com tampa no frigorífico.
Manteiga de amêndoa
A manteiga de amêndoa é ótima para adicionar num iogurte, em fruta ou como topping em panquecas e muffins, mas também pode usá-la para barrar uma fatia de pão. E a DIETA BIOTRÊS® tem uma boa notícia para si, pois pode fazer manteiga de amêndoa em sua casa, com utensílios de uso quotidiano. Veja como é simples!
Ingrediente (25 porções):
- 250 g de amêndoas (sem sal)
Modo de preparação:
Coloque as amêndoas num tabuleiro e leve a torrar 5 a 10 minutos no forno pré-aquecido a 180°C. Deixe arrefecer as amêndoas, coloque-as num processador de alimentos e triture. Raspe as laterais do processador com uma espátula e triture novamente as amêndoas. Repita este processo as vezes que forem necessárias até obter uma textura de manteiga. Coloque num frasco de vidro com tampa e guarde no frigorífico.
Guacamole
Guacamole é uma receita típica do México que ganhou fama além-fronteiras, um molho saboroso e nutritivo feito à base de abacate cru. O segredo para preparar um guacamole perfeito é escolher ingredientes frescos e de boa qualidade e, claro, usar abacate bem maduro e de polpa macia, mas firme.
Ingredientes (4 porções):
- 1 abacate
- Sumo de ½ lima
- Sal e pimenta q.b.
- 1 c. sopa de pimento picado
- 1 c. sopa de tomate picado
- 1 c. sopa de cebola picado
- 1 c. sopa de coentros picados
Modo de preparação:
Com um garfo, esmague a polpa do abacate e tempere com sumo de lima, sal e pimenta a gosto. Adicione o pimento, o tomate, a cebola e os coentros picados, e envolva tudo muito bem. Pode acompanhar este guacamole com pão, DIETA BIOTRÊS® Tostas Crocantes ou com uma salada.
Paté
Prepare um delicioso paté combinando um queijo branco magro, com uma fonte de proteína (atum, camarão, salmão fumado, delícias do mar, frango), especiarias e ervas aromáticas a gosto. Na base do paté, pode usar queijo creme light, queijo ricota, requeijão magro ou queijo quark. Para se inspirar, a DIETA BIOTRÊS® deixa-lhe a sugestão de um paté fresco de salmão.
Ingredientes (8 porções):
- 2 fatias de salmão fumado
- 75 g queijo creme light
- Cebolinho picado a gosto
Modo de preparação:
Corte o salmão fumado em pedaços pequenos e misture o queijo creme light e cebolinho picado. Pode utilizar este paté para acompanhar pão, DIETA BIOTRÊS® Tostas Finas Crackers ou palitos de legumes (pepino, cenoura, aipo).
Alguma vez imaginou que pudessem haver tantas alternativas à manteiga?