Se quer comer de forma saudável e manter um peso equilibrado, é importante estar alerta, pois existem alimentos que consideramos saudáveis, mas que podem dificultar a perda de peso.
Deste modo, mesmo nos alimentos aparentemente saudáveis, deve ver sempre a lista de ingredientes, para perceber melhor se essa é uma opção a privilegiar ou a excluir. Existem alimentos que depois de avaliar o rótulo, possivelmente já não vai querer consumir.
1 – Granola
Apesar da boa reputação da granola, a maioria das opções disponíveis no mercado têm imensos hidratos de carbono, um elevado teor de açúcar e até de gordura. Além disso, é muito fácil comer uma dose bem maior do que a recomendada na embalagem, perdendo facilmente a noção da quantidade e das calorias consumidas.
A nossa sugestão: escolha flocos de aveia integrais sem qualquer processamento. A sua riqueza em fibra beneficia a saciedade e o bom funcionamento intestinal, para além de ser mais saudável e mais económico. Outra opção é Dieta Biotrês muesli com elevado aporte de proteína e fibra e uma quantidade de hidratos de carbono controlada.
2 – Barras de cereais
A maioria das barras de cereais estão carregadas de açúcar e não contêm a quantidade de fibra desejável. Deste modo, o açúcar presente na sua composição faz com que barra tenha um elevado índice glicémico, isto é, o açúcar é libertado na corrente sanguínea de forma rápida e como tal ficamos com fome mais cedo do que o desejável.
A nossa sugestão: escolha o pão em detrimento de barras de cereais, ou use as Dieta Biotrês barras que contém elevado aporte de proteína e fibras, baixo teor de hidratos de carbono, pelo que são bem mais saciantes.
3 – Bolachas
Se resiste estoicamente a comer pão para ingerir poucos hidratos de carbono e depois acaba a comer bolachas, está a comprometer a sua dieta. A verdade é que muitas bolachas contêm farinhas refinadas e açúcares em maior quantidade do que o pão. Além disso, dependendo do tipo de bolacha, por vezes também encontramos bastante gordura saturada na sua composição.
Adicionalmente, as bolachas não favorecem a saciedade. Certamente já lhe aconteceu planear comer 2 ou 3 bolachas e acabar a devorar o pacote inteiro, ao estilo “monstro das bolachas”, certo?
A nossa sugestão: as fatias de pão torrado são uma boa alternativa, pois são pobres em gordura e ricas em fibras. Contudo, se prefere um doce ou algo mais apelativo pode experimentar as Dieta Biotrês wafers, com cinco recheios diferentes para poder variar.
4 – Molhos para saladas
Conseguiu resistir a pratos hipercalóricos como lasanha ou batatas fritas e optou por comer uma singela salada, mas para compensar vai temperá-la abundantemente com um cremoso molho “light”. Cuidado, se temperar a sua salada com maionese, molho de cocktail entre outros, mesmo que sejam light, a sua salada pode ficar repleta de calorias de má qualidade.
A nossa sugestão: temperos naturais como sumo de limão, vinagre, azeite e ervas aromáticas são igualmente saborosos e muito mais saudáveis. Se quer um molho mais cremoso, porque não experimentar fazer um molho de iogurte caseiro?
5 – Sumo de fruta
Os sumos de fruta são uma fonte de vitaminas e minerais e, por isso, nutritivos e considerados saudáveis. Mas nem tudo o que é saudável emagrece! Ora veja: para preparar um copo de sumo de laranja, são necessárias, em média, três laranjas, e beber o sumo não sacia tanto quanto comer as três laranjas. Além disso, na preparação do sumo, existe uma perda considerável de fibra, parte fundamental da fruta para favorecer a saciedade e que leva a uma maior velocidade de absorção do açúcar da fruta, a frutose.
A nossa sugestão: prefira comer fruta fresca em peça, em vez de processada ou em sumo.