O azeite é um dos principais alimentos da Dieta Mediterrânica, uma das gorduras de adição mais saudáveis, quer para usar em cru ou cozinhada, sendo o seu uso benéfico para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Mas será possível obter benefícios se for consumido em excesso?
Quando comparado com as gorduras de origem animal, tais como manteiga ou banha, o azeite sai sempre a ganhar, uma vez que é a gordura de eleição para cozinhar e temperar. No entanto, mesmo sendo uma gordura de boa qualidade, o uso excessivo de azeite pode ser prejudicial.
É importante salvaguardar que todas as gorduras são altamente calóricas e o azeite não é exceção. Atenção que o azeite, por 100g, contém 900 calorias e uma colher de sopa pesa em média 7g, pelo que apenas uma única colher de sopa de azeite acrescenta ao seu plano alimentar 63 calorias.
Quando temperamos a comida a olho, é muito fácil adicionar mais do que uma colher de sopa de azeite no tempero de uma salada, num prato de legumes cozidos a vapor ou no tempero de um prato de peixe grelhado. E estamos a avaliar apenas uma refeição, porque se cometermos este erro em várias refeições, somam-se calorias que se não forem compensadas com restrição calórica e exercício físico facilitam o armazenamento de gordura no seu organismo e poderão ser prejudiciais para a sua saúde.
Ajuste ligeiramente a forma de temperar e cozinhar os alimentos para não usar azeite em excesso:
- Pode optar por medir o azeite que adiciona à comida com o auxílio de uma colher de sopa;
- Prepare marinadas para carnes ou peixes;
- Faça vinagretes para as saladas misturando uma parte de azeite com 2 partes de vinagre e ervas aromáticas, e coloque o preparado num frasco com doseador em spray;
- Salteie os legumes em lume brando e coloque uma tampa na panela, de modo a que a humidade dos vegetais os ajude a cozinhar;
- Pincele a frigideira antiaderente com azeite para reduzir a quantidade de gordura usada;
- Cozinhe os alimentos em lume brando;
- Prefira grelhados, cozidos ou estufados em detrimento de refogados ou guisados;
- Opte por salteados ou assados em vez de fritos;
- Nos assados pode usar papel vegetal para minimizar a adição de gordura.
O excesso de azeite altera o valor nutricional do prato, tornando-o demasiado calórico e rico em gordura. Apesar do azeite poder e dever integrar uma alimentação saudável, deverá ser usado com moderação.
Tente limitar a ingestão de azeite a duas colheres de sopa por dia.
Lembre-se que para desfrutar dos benefícios do azeite, não é necessário afogar a comida em gordura.