Sente que o stress está a impactar a sua gestão de peso? O stress é uma resposta natural do organismo a ameaças ou a situações mais desafiadoras que alteram o estado de equilíbrio do indivíduo, e abrangem um conjunto de reações com o objetivo restabelecer a homeostasia. Quando a exposição ao stress é crónica, isso pode prejudicar diferentes aspetos da nossa saúde, nomeadamente levar ao ganho de peso. Alterações hormonais, mas também do comportamento alimentar contribuem para essa alteração de peso. A Dieta Biotrês® explica-lhe o que pode fazer para não engordar em períodos de maior stress.
Faça uma alimentação equilibrada
Em situações de stress é possível comer, não para satisfazer a fome física, mas para aliviar a tensão e combater emoções negativas. Recorrer a alimentos reconfortantes, ricos em calorias, açúcares, gorduras e/ou sal. E por vezes, com perda do controlo das porções ingeridas. Para evitar isso, é importante planear as suas refeições com antecedência, fazer uma lista de compras e ter à disposição opções saudáveis, como proteínas magras, frutas, vegetais e frutos oleaginosos. Ter um plano alimentar e comer em horários regulares também é importante, dado que quando saltamos refeições, isso pode contribuir para um consumo excessivo de alimentos noutro momento. Procure aliviar o stress com opções que não incluam comida, como por exemplo: fazer uma caminhada, falar com um amigo ou praticar uma atividade prazerosa.
Mantenha-se bem hidratado e evite bebidas estimulantes
Beba bastante água. Por vezes, confundimos sede com fome, manter-se bem hidratado é fundamental para ajudar a manter o metabolismo ativo e pode conferir maior sensação de saciedade. Considere a ingestão de tisanas de camomila, tília, cidreira, flor de laranja, que têm ação calmante e tranquilizante. Evite bebidas estimulantes, tal como: café, cola (cafeína), chás (teína) e bebidas alcoólicas (álcool), que em excesso podem contribui para maior desequilíbrio na gestão do stress.
Faça exercício físico de modo regular
Mais do que queimar calorias, a prática de exercício físico regular, é uma ótima opção para aliviar o stress. Liberta endorfinas, que melhoram o humor e reduzem a ansiedade. Ajudam também noutros dois aspetos fundamentais para a gestão do peso: regulação do apetite e melhoria da qualidade do sono.
Pratique técnicas de relaxamento
Uma forma de gerir melhor o stress pode passar por incorporar técnicas de relaxamento na sua rotina. Fazer respiração profunda, praticar meditação ou yoga são estratégias uteis para ajudar a reduzir os níveis de stress. Se as situações que lhe provocam stress já se prolongam há demasiado tempo, já são recorrentes, se estão a tornar patológicas e afetam o seu comportamento, humor, energia, sono e/ou imunidade, aconselhe-se com o seu médico e/ou consulte um psicólogo.
Não descure a importância de um sono reparador
A privação de sono aumenta a produção de cortisol, reduz os níveis de leptina (redução do apetite) e aumenta os níveis de grelina (aumento do apetite). Procure dormir entre 7 a 9 horas por noite, criando uma rotina de sono, evite também o uso de ecrãs com luz azul antes de dormir e mantenha o ambiente escuro e em silêncio, para favorecer um sono mais reparador.
Quando antevê que vai estar exposto a períodos de maior stress, procure antecipar e planeie uma rotina saudável, prepare uma lista de compras com alimentos saudáveis, mantenha-se bem hidratado, inclua exercício físico na sua vida, pratique técnicas de relaxamento e procure ter uma boa higiene de sono. Estar sob maior stress não tem que se traduzir em ganho de peso! Com mudanças de hábitos, maior consciência sobre os seus limites e a necessidade de autocuidado, é possível atravessar períodos mais desafiantes sem comprometer a sua saúde.
Lembre-se que pequenas mudanças no quotidiano podem fazer muita diferença para o seu bem-estar.