O Natal está a chegar, uma das épocas mais aguardadas do ano! E que bom é ter a felicidade de poder reunir a família à volta de uma mesa bem recheada. A ceia de Natal é tradicionalmente uma refeição festiva que pode incluir uma grande variedade de pratos, desde entradas, pratos de carne, peixe e até deliciosas sobremesas.
Para o ajudar a fazer escolhas mais conscientes, a Dieta Biotrês® deixa-lhe aqui uma estimativa aproximada do valor calórico (calorias – Kcal) de alguns pratos típicos da ceia de Natal.
Entradas:
- 1 punhado de frutos oleaginosos (30 g) – 210 kcal
- 1 fatia grossa de presunto (23 g) – 49 kcal
Prato Principal:
- 1 posta pequena bacalhau cozido (162g) – 172 kcal
- 1 ovo cozido (52 g) – 77 kcal
- 1 batata cozida com casca (tamanho médio 97 g) – 84 kcal
- ½ prato de couve galega cozida (120 g) – 35 kcal
- 1 colher de sopa de azeite (7 g) – 63 kcal
Bebida:
- 1 copo médio de vinho tinto (204 g) – 134 kcal
Sobremesas:
- 1 fatia de bolo-rei (86g) – 350 kcal
- 1 sonho (14g) – 55 kcal
- 1 fatia dourada/rabanada (68 g) – 200 kcal
- 1 taça de arroz doce (188 g) – 438 kcal
- 1 bombom ferrero rocher (13 g) – 78 kcal
Considerando esta ceia de Natal tradicional facilmente chegamos a uma refeição com 1945 calorias. A verdade é que dependendo das receitas e das quantidades, o valor calórico pode variar bastante. Como é percetível, o problema não é o prato de bacalhau cozido com couves, contudo se exceder na quantidade de azeite que usa no tempero, o valor calórico aumenta substancialmente. Mas a real dificuldade em fazer a gestão das calorias ingeridas nos momentos festivos, acontece frequentemente com as entradas, também com as bebidas e prolonga-se às sobremesas. E se a isto juntarmos a tentação de petiscar ao longo do dia, é ainda mais fácil perder a noção do que comeu e subestimar as calorias consumidas.
Para o ajudar a contornar os excessos das festas de Natal, a Dieta Biotrês® deixa-lhe 3 dicas:
1 – Planifique refeições equilibradas
Antes das festas de Natal, planifique as refeições de modo equilibrado. Opte por porções menores, privilegie alimentos saudáveis que incluam hortofrutícolas e proteínas magras. Durante a ceia de Natal, faça escolhas conscientes, controle o tamanho das porções e evite repetir.
2 – Inclua atividade física na sua tradição de Natal
Faça uma caminhada após a ceia de natal ou participe de jogos e atividades ao ar livre para conseguir manter-se mais ativo e queimar algumas calorias. Inclua a sua família e os amigos nestas atividades para tornar o momento ainda mais especial.
3 – Dê mais relevância à confraternização do que à comida
Aproveite o Natal para partilhar momentos especiais com as pessoas de quem mais gosta. Valorize o tempo de qualidade com amigos e familiares, saboreie as conversas, as músicas de natal e atividades que não envolvam comida.