O smoothie é uma bebida deliciosa em que pode misturar diferentes frutas, vegetais e sementes e assim acrescentar mais vida e cor à sua dieta. Ao incluir smoothies na sua alimentação pode beneficiar de nutrientes que favorecem e reforçam o sistema imunitário, aumentam os níveis de energia e auxiliam a gestão de peso.
Para o ajudar a fazer smoothies perfeitos, a Dieta Biotrês®️ deixa-lhe algumas dicas:
1 – Tenha um bom liquidificador
Para fazer smoothies deliciosos e com uma consistência homogénea, é importante usar um liquidificador de boa qualidade. Com um liquidificador mais potente consegue triturar as frutas e legumes de modo mais eficiente para uma textura mais cremosa e suave, a ideal para smoothies. Comece numa velocidade mais baixa para misturar bem todos os ingredientes, e depois aumente gradualmente a velocidade até conseguir uma consistência cremosa a seu gosto. Se não tiver disponível um liquidificador poderá usar um robot de cozinha ou improvisar com um copo alto e uma varinha mágica.
2 – Use ingredientes de boa qualidade
O segredo para preparar um smoothie extraordinário é usar ingredientes de boa qualidade. Procure usar o que há de melhor na estação. Dê preferência a frutas e legumes da estação, no estado certo de maturação. Quando os ingredientes são verdadeiramente saborosos, já é meio caminho andado para o sucesso.
3 – Adicione um twist
Dê um toque personalizado ao seu smoothie, pode acrescentar uma pitada de canela, gengibre, açafrão ou pimenta caiena. As ervas aromáticas como hortelã pimenta ou manjericão podem dar um toque mais refrescante.
4 – Consiga uma cremosidade extra
Para um smoothie mais cremoso pode incluir frutos como abacate ou banana. Se preferir pode usar frutas ou hortícolas previamente congelados, tais como frutos vermelhos, pera, couve-flor ou curgete, assim para além de cremoso consegue um smoothie mais refrescante.
5 – Use “super” alimentos
Adicionar uma colher de sobremesa de sementes de chia, linhaça e/ou cânhamo vai acrescentar gordura de boa qualidade, minerais essenciais e fibras que conferem saciedade e beneficiam o transito intestinal. Uma pitada de maca, espirulina ou clorela podem ajudar a aumentar o valor nutricional do seu smoothie.
Se tem pouco tempo para preparar refeições saudáveis, pode otimizar o seu tempo. Por exemplo, pode optar por dividir os ingredientes em doses individuais e acondicioná-los em sacos no congelador. Assim, quando sentir vontade de saborear um smoothie, basta pegar numa das doses que congelou, acrescentar um pouco de água e triturar com o liquidificador até ficar com uma textura a seu gosto.
Para se inspirar veja as nossas sugestões de receitas de smoothies deliciosos:
Bom apetite!