Glúten. Reconhece esta palavra? Mais um conceito novo no mundo da alimentação, muito falado por quem quer emagrecer ou melhorar a sua saúde. E que, na verdade, ganhou reputação de vilão nos últimos anos, mas será merecida? Tem dúvidas se deve retirar este componente da sua alimentação para conseguir emagrecer de modo saudável? A Dieta Biotrês® explica-lhe tudo o que precisa de saber para fazer uma escolha informada.
O que é o glúten?
O glúten é uma proteína complexa, que contém gliadina e a glutenina, e pode ser encontrada em cereais, tais como: trigo, centeio e cevada. Esta proteína ajuda a conferir mais viscosidade e elasticidade às massas e produtos de panificação. Por isso, os pães e bolos preparados com farinhas contendo glúten ficam mais fofos e com uma consistência mais esponjosa.
Onde é que o glúten pode ser encontrado?
O glúten pode ser encontrado em todos os produtos preparados com cereais contendo glúten (trigo, centeio, cevada) ou seus derivados, ou seja, pães, pizas, massas, bolos, bolachas, cereais de pequeno-almoço, salgadinhos, cerveja, etc. Mas também pode ser encontrado noutros cereais como a aveia, por contaminação cruzada, ou seja, no cultivo, transporte ou processamento e através de utensílios ou equipamentos que tenham estado em contato com cereais contendo glúten.
Quem procura fazer uma alimentação isenta de glúten deve ler atentamente o rótulo de produtos embalados para confirmar a lista de ingredientes, pois podem conter glúten na composição. Até porque o glúten pode ser usado como aditivo alimentar para conferir sabor ou como espessante em alimentos processados. Pode estar assim presente em molhos, sopas instantâneas, refeições congeladas, enchidos, etc.
Quem deve evitar o glúten?
O glúten deve ser evitado por pessoas com alergia ou sensibilidade a esta proteína ou que sofram de doença celíaca, uma doença autoimune que afeta o intestino de indivíduos geneticamente suscetíveis, e que é provocada por uma sensibilidade ao glúten. Na doença celíaca, o sistema imunitário reage, provocando lesões na mucosa intestinal, o que leva a uma diminuição progressiva na capacidade de absorção dos nutrientes. Os sintomas podem incluir diarreia, obstipação, distensão abdominal, anemia, cansaço, osteoporose, emagrecimento, alterações cutâneas, de comportamento e neurológicas. Se desconfia que possa sofrer deste tipo de patologia marque uma consulta com o seu médico para fazer o diagnóstico adequado.
O glúten engorda?
Voltando à questão inicial: O glúten engorda? Não, a gestão do peso é um processo complexo, regulado por vários fatores, tais como: ingestão calórica, atividade física, metabolismo, entre outros. Como tal, uma dieta isenta de glúten pode promover a redução ou o ganho de peso, dependendo do valor calórico dos alimentos. Para compensar a ausência do glúten, os produtos alimentares contêm habitualmente cereais refinados, com adição de gordura e açúcar, o que resulta num valor calórico superior, menos proteína e fibra. Além disso, os produtos gluten free têm a desvantagem de ser tendencialmente mais dispendiosos do que os seus equivalentes com glúten.
Se não tem doença celíaca, nem alergia ou sensibilidade ao glúten, então esta proteína pode fazer parte da sua alimentação.