Reaproveitar é uma forma de ser sustentável na sua própria casa e sem grande esforço. Mas sabe como combater o desperdício alimentar?
Atualmente, o aumento do consumo de alimentos e a alteração dos hábitos alimentares fez com que os resíduos alimentares aumentassem em grande escala. Por sua vez, grande parte destes resíduos são compostos por alimentos que são desperdiçados, desde o momento da aquisição até ao consumo. Assim, a maioria do desperdício alimentar acontece porque nos esquecemos do que temos em casa, porque deixamos estragar alimentos ou porque calculámos mal as quantidades, e acabámos por ter a mesma comida para duas semanas.
A boa notícia é que, com algum cuidado, é possível melhorar a gestão familiar de modo a não desperdiçar alimentos em bom estado. Assim, a Dieta Biotrês® deixa-lhe algumas dicas para economizar, não desperdiçar e, ainda, ajudar o meio ambiente.
Reutilize os alimentos
A não ser que o alimento apresente bolor ou esteja podre, é possível ser reutilizado. Se tiver um alimento nestas condições, descarte-o, uma vez que está contaminado.
Uma dica para as frutas e vegetais, os alimentos mais suscetíveis a este tipo de contaminação, é comprar apenas a quantidade que será utilizada, sendo que, assim, não haverá probabilidade de apodrecerem.
Conserve bem as frutas e verduras
Guarde estes alimentos no frigorífico de modo a durarem mais tempo. Se mesmo assim se aperceber que comprou verduras a mais, descasque e corte em pedaços, coloque em sacos herméticos e congele em porções individuais, de modo a utilizar mais tarde.
Guarde os talos das verduras
Em vez de desperdiçar os talos das verduras, depois de as arranjar, aproveite os talos dos grelos, das couves, dos brócolos e de outros vegetais para a base das suas sopas.
Aproveite frutas e vegetais muito maduros
Em vez de deitar fora este tipo de alimentos, aproveite-os para fazer sumos, batidos ou molhos.
Aproveite as cascas da cenoura e da abóbora
Porque não fazer umas “lascas” com as cascas das verduras? Num tabuleiro de forno coloque as cascas, um fio de azeite e ervas aromáticas e fica com uma deliciosa entrada.
Utilize as sobras de carne para fazer vários pratos
Quantas vezes sobra carne do almoço e do jantar e não sabe o que fazer com ela? Pique-a e faça, por exemplo, um empadão de carne e legumes, ou desfie o frango e utilize-o uma salada.
Congele refeições de modo a não comer sempre o mesmo
Fez comida a mais e agora tem de passar uma semana inteira a comer o mesmo? Isso não tem de acontecer. Habitue-se a congelar as sobras da refeição, de modo a não ter de comer sempre o mesmo. Outra dica útil é congelar as sobras já em doses individuais e assim será mais fácil conseguir organizar as suas refeições durante a semana.
Caso tenha mais dicas, partilhe connosco.