De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo de açúcares adicionados na nossa alimentação deve ser inferior a 10% do valor energético total consumido diariamente, mas se for mais próximo dos 5% melhor ainda. Consumir demasiado açúcar pode ser prejudicial para a saúde e provocar possíveis patologias tais como obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Felizmente, existem formas “inteligentes” para reduzir o consumo de açúcar na alimentação e, por isso, a Dieta Biotrês® deixa-lhe algumas sugestões práticas para implementar no seu dia-a-dia.
1 – Evite adicionar açúcar às bebidas
Se tomar café ou chá faz parte da sua rotina diária e tem por hábito adoçar estas bebidas com açúcar, este será o primeiro passo a considerar. Pode reduzir a quantidade de açúcar adicionado para metade, e posteriormente retirá-lo na integra ou substituí-lo por um adoçante de origem natural, como a stevia.
2 – Substitua o consumo de refrigerantes por água, chás ou tisanas.
Os refrigerantes e sumos de fruta contêm elevada quantidade de açúcar. Em substituição, opte por beber água mineral ou gaseificada, chá ou tisanas sem açúcar adicionado. Se sentir falta do sabor doce, pode adicionar algumas fatias de frutas cítricas ou frutos vermelhos congelados, ou aromatizar com um pau de canela ou hortelã.
3 – Leia os rótulos dos alimentos
Os tipos de açúcar mais conhecidos são o açúcar branco, amarelo, mascavado ou de coco, mas existem outras designações para açúcar que podem passar despercebidas! Aprenda a reconhecer o açúcar em produtos alimentares embalados: muitas designações para “açúcar” terminam em ‘ose'(por ex.: sacarose, dextrose, frutose, glicose, lactose ou maltose) ou são referenciados como xaropes (xarope de glicose, xarope de glicose-frutose, xarope de frutose). Mel, agave, sumo de fruta, concentrado de sumo de fruta, puré de fruta e frutos desidratados também são fontes de açúcar.
4 – Limite a ingestão de alimentos processados
Os alimentos processados têm habitualmente açúcar adicionado na lista de ingredientes. Procure fazer uma alimentação baseada em alimentos frescos e naturais, como proteínas magras, cereais integrais, leguminosas, hortícolas, frutas frescas, sementes e frutos oleaginosos. Deste modo, pode diminuir a quantidade de açúcar ingerido e também obter nutrientes essenciais para a sua saúde.
5 – Imponha limites aos doces
Se tem habitualmente vontade de comer doces ou sobremesas, delimite a frequência com que o faz e o tamanho da porção ingerida. Ou seja, defina dias específicos ou ocasiões especiais em que se vai permitir desfrutar de uma sobremesa, contudo não faça disso a regra, mas a exceção. Uma vez que abriu uma exceção, não caia na armadilha “perdido por cem, perdido por mil”. Para quem tem dificuldade em gerir o tamanho das porções, é preferível comprar bolachas divididas em saquetas individuais do que uma caixa grande e acabar por comer o pacote inteiro.
Veja algumas das nossas sugestões como as Dieta Biotrês® Wafers Chocolate e Dieta Biotrês® Pudim Baunilha.