Se quer emagrecer sem passar fome, estimular a produção natural de GLP-1 (peptídeo 1 semelhante ao glucagon) pode ser importante para alcançar esse objetivo de forma saudável e sustentável. O GLP-1 é uma hormona produzida no trato gastrointestinal que regula o apetite e os níveis de açúcar no sangue, promovendo uma sensação de saciedade prolongada. Esta hormona tornou-se mais popular nos últimos anos, porque um grupo de medicamentos que imita o GLP1 tem vindo a ser usados com sucesso no controlo da diabetes tipo 2 e também no tratamento da obesidade.
A Dieta Biotrês deixa-lhe 5 sugestões de alimentos que contêm nutrientes úteis para estimular a produção natural de GLP-
-
Leguminosas
Alimentos como lentilhas, grão, feijão e ervilhas contém uma combinação de nutrientes, nomeadamente proteína, hidratos de carbono e fibras que os torna muito completos. As fibras solúveis têm a capacidade de absorver água favorecem a sensação de saciedade. Estas fibras também estimulam a secreção de GLP-1 no intestino, ajudando a regular o apetite.
-
Vegetais ricos em fibras
Espargos, brócolos, couves-de-bruxelas e aipo são exemplos de vegetais ricos em fibras e vitaminas e antioxidantes, que podem ajudar a aumentar os níveis de GLP-1. Consumir vegetais antes de alimentos mais ricos em hidratos de carbono ajuda também a ter um melhor controlo glicémico e favorece a saciedade. Opte por iniciar a refeição principal por uma salada de folhas verde ou uma sopa de legumes.
-
Ovos e queijos magros
O consumo de proteínas está associado a um aumento na secreção de GLP-1. Fontes de proteína como ovos ou queijo magro não só promovem saciedade como também auxiliam na regulação dos níveis de glicose no sangue. Incluir este tipo de opções no pequeno-almoço favorecem uma sensação de saciedade mais prolongada ao longo do dia.
-
Cereais integrais
Cereais integrais ricos em fibras, como aveia integral, arroz integral e trigo integral, podem favorecer a saciedade. A fibra destes alimentos vai retardar a digestão, o que leva a uma libertação gradual de glicose na corrente sanguínea, e estimula também a secreção de GLP-1. Quando a fibra é fermentada por bactérias intestinais, leva à produção de ácidos gordos de cadeia curta (como acetato, butirato e propionato), que também estimulam a libertação de GLP-1. Incluir papas de aveia integral ou pão integral no pequeno-almoço pode ser uma forma de começar o dia com um bom aporte de fibras.
-
Frutos oleaginosos
O consumo de gorduras saudáveis e fibras presentes nos frutos oleaginosos promovem saciedade e auxiliam no controlo do apetite. A fibra retarda o esvaziamento gástrico e a digestão, o que contribui para uma secreção gradual de glicose na corrente sanguínea e um aumento similar da secreção de GLP-1. As gorduras poli e monoinsaturadas presentes nestes frutos também têm um papel relevante na saúde cardiovascular e na redução da inflamação.
Incluir alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras saudáveis na sua dieta, é um passo relevante para aumentar a produção de GLP-1, promover saciedade e ajudar no controlar o peso. Contudo, importa salvaguardar que a resposta individual de cada pessoa aos alimentos pode apresentar diferenças significativas, consoante o estado de saúde metabológica e composição corporal, por isso para um aconselhamento personalizado o melhor é procurar um nutricionista.